Home > Notícias

Venda de celulares com GPS dobrará até 2012, aponta ABI Research

Venda de telefones com GPS atingirá 550 milhões de unidades em 2012

Por CIO/EUA

03/12/2007 às 11h03

Foto:

As vendas de telefones celulares com sistema de posicionamento global (GPS) atingirão 550 milhões de unidades em 2012, mais que o dobro dos 240 milhões de aparelhos estimados para 2008, de acordo com previsões da ABI Research divulgadas nesta sexta-feira (30/11).

A empresa espera que a receita gerada pelas vendas totalizarão 50 bilhões de dólares no próximo ano e dobrará para 100 bilhões de dólares até o final de 2012.

Mesmo que a maioria dos smartphones GPS use tecnologia CDMA, fabricantes estão começando a construir mais aparelhos 3G/WCDMA com suporte a GPS, diz a consultoria.

CIOs e diretores de TI, especialmente aqueles que coordenam equipes móveis, se beneficiarão da popularização de smartphones com GPS como aparelhos que podem ajudar trabalhadores remotos.

Outro estudo recente da consultoria In-Stat prevê que o mercado global de smartphones crescerá mais de 30% a cada ano até 2012, e é provável que estes aparelhos incluam suporte a GPS, como nota ABI, já que o preço de montagem da tecnologia em chipsets está caindo constantemente.

Questões comuns associadas com GPS, incluindo problemas de precisão e pobre recepção em ambientes fechados, estão diminuindo graças à melhoria dos chips fabricados pelas empresas. Operadoras móveis e desenvolvedores de aplicações estão capitalizando na tendência assim como oferecendo serviços de localização mais complexos e atrativos, segundo a ABI.

Fabricantes de aparelhos móveis como Nokia, Research In Motion (RIM), Motorola e Samsung  já oferecem telefones celulares com GPS, e a ABI afirma que fabricantes menores da Ásia também estão começando a trazer às prateleiras gadgets com GPS.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail