Home > Notícias

Lula anuncia incentivos para baixar preço de conversor de TV Digital

Presidente da República também mostra set-top box para receptor de antena parabólica

Por Luiza Dalmazo, repórter do Computerworld

03/12/2007 às 11h25

Foto:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia, neste domingo (02/12), medidas de incentivos fiscais para que o preço do conversor de TV digital possa ser barateado à população. Pelo que apurou o Computerworld, as medidas serão similares às oferecidas no programa Computador Para Todos, ou seja isenção de PIS e Cofins aos fabricantes.

Leia mais:

Na semana passada em Brasília (DF), o ministro das Comunicações, Hélio Costa, citou também a possibilidade de acordos com os Estados para redução de ICMS. O objetivo é baixar o preço do equipamento que converte o sinal digital para as TVs analógicas.

Hoje o modelo mais barato é de 499 reais, fornecido pela Positivo, mas há conversores de até 1.100 reais.

Um acordo entre três companhias cujos nomes ainda não foram revelados também vai permitir a oferta de um conversor para a população que hoje assiste TV por antenas parabólicas.

Hoje, cerca de 18 milhões de domicílios em todo o País, ou cerca de 45 milhões de pessoas, recebem sinal de TV por antena parabólica através dos satélites da Star One/Embratel. Desta forma, o serviço de TV digital não ficará mais restrito à cidade de São Paulo.

Marcelo Bechara, consultor jurídico do ministério, afirmou: "eu vi funcionando", já que o equipamento  foi demonstrado na última quinta-feira para o governo federal. Frederico Nogueira, diretor geral da Band, explicou que qualquer emissora poderá transmitir pelo modelo, mas neste momento só a Band e a Rede TV já estão protas.

A cerimônia que marca o início da TV Digital no Brasil acontece a partir das 20 horas tv-digital-especial-saida-88deste domingo, em um evento na capital paulista do qual participam o presidente Lula, o ministro das Comunicações e a indústria.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail