Home > Notícias

Sistema de anúncios do Facebook é mais intrusivo que se pensava, diz CA

Beacon reporta aos amigos da lista de um usuário do Facebook o que ele faz em outros sites

Por IDG News Service/EUA

03/12/2007 às 17h16

Foto:

Um pesquisador de segurança da CA alertou que o controverso sistema de anúncios do Facebook vai muito além no monitoramento das atividades online dos usuários do que se imaginava.

Leia mais:

O sistema, chamado Beacon, reporta aos amigos da lista de um usuário do Facebook o que ele faz em outros sites fora da rede social mesmo que ele não esteja logado no serviço e tenha optado por não comunicar suas atividades aos amigos.

O relatório foi publicado por Stefan Berteau, analista sênior de engenharia da CA, em uma nota que resume os testes feitos com o sistema.

Uma das preocupações é que os usuários não são informados que dados sobre as suas atividades em outros sites são enviados de volta ao Facebook, nem têm a opção de impedir que eles sejam transmitidos, disse Berteau, em uma entrevista.

A revelação foi feita logo após o Facebook ter feito esclarecimentos em relação ao Beacon na quinta-feira (29/11) para tornar seu funcionamento mais explícito aos usuários e tornar mais simples a escolha de não ter suas atividades em um site específico monitoradas. No entanto, a empresa não ofereceu a possibilidade de que o usuário opte por não ter nenhuma relação com o programa Beacon, como muitos esperavam.

O Beacon representa uma grande parte do sistema de anúncios do Facebook, lançado há algumas semanas. O programa rastreia as atividades dos usuários em 40 sites parceiros, incluindo a Blockbuster, e transmite as informações para seus amigos dentro da rede social, incluindo compras, assinatura de serviços e inclusão de itens na lista de desejos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail