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Microsoft revela medidas para evitar novo bug com sistema de validação

Três meses após bug no WGA, Microsoft institui novos processos de monitoramento

Por Computerworld/EUA

03/12/2007 às 17h07

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Três meses após sofrer com  um problema de atualização que afetou o sistema de validação do Windows, apontando usuários legítimos como piratas, a Microsoft está detalhando uma série de medidas para evitar que o bug se repita.

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Em um post, o diretor sênior de produtos do Windows Genuine Advantage, Alex Kochis, delineou novos processos que o grupo WGA instituiu.

“Nós mudamos o monitoramento que é usado para rastrear o que ocorre na infra-estrutura de nossos servidores, assim podemos identificar grandes problemas mais rapidamente - o ideal é que seja antes que os clientes sejam atingidos”, escreveu Kochis.

Segundo o diretor, a equipe do WGA também mudou a atualização dos servidores back-end que hospedam o software anti-pirataria.

A Microsoft atribuiu o bug de 19 horas que ocorreu com o WGA a uma "falha humana", dizendo que um “código de pré-produção” foi instalado nos servidores, que começaram a negar pedidos legítimos de usuários do Windows XP e do Windows Vista.

Desde então, a empresa conduziu diversos treinamentos “contra incêndios”, para aumentar a capacidade da equipe em solucionar questões que afetam os clientes, escreveu Kochis. Os treinamentos incluíram alertas de surpresa.

“A equipe, agora, está mais preparada para agir correta e rapidamente”, prometeu Kochis.

Um analista da divisão Directions, da Microsoft em Washington, Michael Cherry, aplaudiu os esforços da Microsoft em reconhecer que seu processo falhou.

Cherry, contudo, lamentou as poucas modificações feitas na tecnologia WGA. Ele declarou que, se usuários legítimos não conseguem validar suas cópias do sistema operacional devido a um pane no WGA, o software não deveria rotulá-los como piratas.

“As mudanças devem ser feitas para que qualquer impacto atinga a Microsoft e não o cliente”, diz Cherry.

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