Home > Notícias

Consumidores sabem pouco ou nada sobre TV digital, revela pesquisa

Dos entrevistados, 44% vão esperar o assunto amadurecer para por a mão no bolso e adquirir o primeiro conversor

Por Redação do Computerworld

03/12/2007 às 17h24

Foto:

O Instituto Qualibest divulgou nesta segunda-feira (03/12) uma pesquisa com 1.684 internautas para avaliar a recepção e aceitação da TV Digital pelos consumidores.

Leia mais:

Inaugurada no dia 02 de dezembro, na capital paulista, a TV Digital desperta curiosidade na população, mas ainda levanta alguns questionamentos por parte dos consumidores.

A pesquisa revelou que grande parte dos entrevistados (89%) ainda sabe pouco ou nada sobre o sistema, embora 67% deles garantam ter um grande interesse pela novidade.

Entre os pesquisados, 44% informaram que vão esperar o assunto amadurecer mais para adquirir o conversor (set top-box), aparelho necessário para a recepção do sinal digital nas TVs analógicas.

Desses, 28% comprariam o equipamento assim que a TV Digital fosse implantada em suas regiões. Mais da metade das pessoas (56%) estão dispostas a pagar um preço de até 200 reais pelo equipamento, valor que também é defendido pelo governo federal, mas que ainda é considerado inviável pela indústria. O modelo mais barato é vendido atualmente por 499 reais.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou a cerimônia de lançamento da TV digital, ontem, para anunciar que pediu ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a abertura de uma linha de crédito de 1 bilhão de reais para o varejo, que, desta forma, poderá baixar o preço final do produto.

++++

Imagem e som são os recursos de melhor percepção com o início da TV Digital, pois 91% acreditam que a imagem será de melhor qualidade com a nova tecnologia e 85% dos entrevistados também acham que isso acontecerá com o som. Para 66%, essas duas melhorias acontecerão imediatamente após à implantação da TV Digital. Em relação à interatividade, 41% consideram que a TV Digital trará essa mudança.

“O que percebemos é que ainda faltam mais esclarecimentos sobre os benefícios que a TV digital trará para deixar o consumidor mais seguro para investir na aquisição de uma nova televisão e de um novo aparelho set-top-box”, afirma a diretora do Instituto QualiBest, Daniela Daud, em comunicado distribuído à imprensa.

Entre os recursos que a TV Digital poderá proporcionar, os entrevistados dão maior importância à capacidade de receber imagens e sons com maior nitidez (88%), capacidade de gravar o programa que será transmitido diretamente na TV (84%) e capacidade de transmissão do mesmo programa em diferentes horários (80%).

Sobre a rotina dos consumidores, 41% deles concordam que a TV Digital irá alterar a rotina de assistir televisão, mas somente 29% acreditam que isso aumentará a quantidade de horas que assistem TV. Quando questionados sobre a possibilidade do lançamento de oferecer acesso à internet pela TV, 78% dos pesquisados afirmaram que acessariam tanto pelo computador quanto pela TV.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail