Home > Notícias

Nokia se alia a Universal para oferecer download grátis no celular

Novo serviço permitirá download ilimitado de músicas do catálogo da Universal Music

Por Peter Moon, de Amsterdã, especial para o IDG Now!

04/12/2007 às 16h39

Foto:

A Nokia voltou suas baterias contra dois inimigos claros: a Apple e o Google. Nesta terça-feira (04/12), o vice-presidente executivo da empresa, o finlandês Anssi Vanjoki, anunciou uma parceria mundial entre a Nokia e a Universal Music, durante o Nokia World, principal evento anual da gigante de celulares, em Amsterdã, na Holanda.

Leia mais:

No início de 2008, o novo serviço permitirá que usuários que comprarem um celular multimídia da empresa façam tantos downloads de músicas do site da Universal quantos quiser, gravando tudo na memória do aparelho. “O número de downloads é ilimitado! A musica agora é grátis”, declarou o vice-presidente da Nokia, ao lado do executivo da Universal Music International, o inglês Lucian Grainge.

Grátis? Será mesmo? Não, não é bem assim. De acordo com Vanjoki, o usuário poderá baixar e ouvir tantas músicas quanto quiser pelo período de um ano. Depois disso, não foi dito uma palavra.

Muito provavelmente o usuário será convidado a assinar um serviço concorrente do iTunes, da Apple, que atualmente lidera o mercado mundial de downloads pagos de áudio e vídeo. Outro ponto que não ficou claro foi se os usuários poderão copiar e salvar os arquivos de áudio no notebook, no PC ou em outro aparelho, além do celular multimídia.

O outro anúncio teve como alvo o Google. A Nokia detalhou informações sobre seu novo portal multimídia chamado OVI. Trata-se de um coquetel que mistura redes sociais ao melhor estilo do Orkut, do Flickr e do Facebook, com todos os aplicativos, calendários, agendas pessoais e mapas de ruas.

O novo portal ainda está na versão beta, de acesso fechado, mas será aberto ao público no início de 2008. Assim, qualquer usuário que se registrar poderá colocar todo o seu conteúdo digital - fotos, músicas e vídeos, entre outros - dentro do portal da Nokia sem pagar nada.

E, seguindo o bom exemplo do Facebook, não se trata de uma plataforma fechada, já que qualquer desenvolvedor poderá criar os seus aplicativos e games para o OVI.
O portal já conta com parceiros como a Telefônica, a TIM, o Windows Live, a Universal Music e o próprio Facebook. A estratégia parece ser aliar o domínio da Nokia no mundo celular com o sucesso instantâneo do Facebook e a base de usuários do Windows Live para construir um concorrente à altura do Google.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail