Home > Notícias

Volume de ameaças na internet dobra em um ano, diz F-Secure

Em 2007, a empresa de segurança coletou 250 mil amostras de ameaças na internet

Por IDG News Service/Reino Unido

04/12/2007 às 16h56

Foto:

Em 2007, a fornecedora finlandesa de sistemas de segurança F-Secure, coletou 250 mil amostras de ameaças a sistemas de informação na internet. O volume de ameaças é equivalente ao que foi reportado pela empresa nos últimos 20 anos, até o final de 2006.

Leia mais:

Embora as estatísticas deste setor dependam da base de usuários e dos incidentes relacionados aos sistemas antivírus, o total de ameaças é similar ao de outras pesquisas.
Entre janeiro e junho deste ano, a Symantec detectou 210.101 novos códigos maliciosos, um aumento de 185% em relação ao mesmo período do ano passado.

O aumento expressivo mostra que os hackers "estão gerando um grande número de diferentes variantes [de malwares] com o propósito de dificultar a vida dos fornecedores de antivírus", observou Mikko Hypponen, Chief Research Officer da F-Secure.

Uma variante é um pedaço do malware com uma característica única, mas que pertence a uma família já conhecida de ameaças, com códigos e funções em comum. Os hackers usam técnicas como obscurecimento, na qual embaralha o código e dificulta a identificação do programa, bem como criptografia, para enganar softwares de segurança.

"A inovação genuína parece estar em queda e tem sido substituída por malwares produzidos em massa", observa o relatório da F-Secure.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail