Home > Notícias

Celular será responsável por 30% da música digital até 2011, diz estudo

Understanding & Solutions indica que música digital em celulares movimentarão US$ 11 bi até 2011

Por Redação do IDG Now!

05/12/2007 às 11h14

Foto:

Um novo estudo divulgado pela consultoria britânica Understanding & Solutions demonstrou a viabilidade da música digital no celulares, apontando que as canções no gadget serão responsáveis por 30% do setor até 2011.

Leia mais:

O crescimento da participação, que hoje responde por 13% do total, em um mercado que vem experimentando aumentos constantes ajudará também o mercado musical a reverter parcialmente as perdas relacionadas com CDs, já que o setor de música no celular deverá movimentar cerca de 11 bilhões de dólares em 2011.

Mesmo que aponte os Estados Unidos e Japão como o cenário perfeito para o desenvolvimento do mercado de música no celular atualmente, o relatório aponta que, em mercados emergentes, o aparelho com arquivos digitais pode se tornar a plataforma primária de música para usuários, com o declínio da rentabilidade do CD frente à pirataria.

"Tanto China como Índia estão mostrando ganhos de faturamento, liderados pelo grande crescimento de assinantes móveis e pelo status associado com produtos móveis personalizados para a música", diz a análise.

Mesmo que não esteja no estudo da consultoria, o Brasil também se encaixa entre os países que têm no celular o melhor canal de distribuição de música digital para aumentar seu apelo entre usuários, segundo análise feita por Felipe Llerena, diretor-executivo do iMúsica.

"Com celulares mais potentes, a assinatura de dados por parte das será commodity barato, o que torna o mais lógico o modelo de venda de canções pelo celular", afirma Llerena, citando tanto a alta penetração de celulares e o provável barateamento dos serviços de banda larga móvel para justificar o potencial do setor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail