Home > Notícias

Buscas no Yahoo em 2007 se focam em Iraque, aquecimento global e celebridades

Com novo critério que indica categorias mais populares, Guerra do Iraque domina metade das buscas

Por Redação do IDG Now!

05/12/2007 às 17h44

Foto:

Se os sistemas de busca são registros dos tempos, 2007 foi um ano centrado nos conflitos norte-americanos no Oriente Médio, nas ações de proteção ao meio-ambiente e nos tropeções de celebridades, segundo balanço do sistema de procura do Yahoo divulgado nesta semana.

Leia mais:

O relatório sofreu alterações, segundo o Yahoo, para se comportar realmente como um registro dos interesses de seus usuários durante o ano, trocando a lista de termos mais procurados por sete categorias que envolvem termos de determinado assunto.

"Ao invés de agregar todas as buscas em uma lista, o que viabiliza na maioria das vezes uma lista apenas relacionada com celebridades, nossos engenheiros separaram os dados" para que houvesse diferentes apelos, afirma o Yahoo.

Entre as notícias mais buscadas, os cinco primeiros termos têm relação direta com a Guerra do Iraque, que completou quatro anos em 2007, com o nome do ex-ditador Saddam Hussein como líder de pesquisas, segundo o Yahoo, graças ao vídeo do seu enforcamento gravado na primeiro semana do ano com um telefone celular.

Os termos "Irã", "Iraque", "George W. Bush" e preços de petróleo e gás fecham metade das procuras em notícias durante 2007. A eleição norte-americana, que acontecerá em novembro de 2008, com a procura pelos potenciais candidatos Barack Obama e Hillary Rodham Clinton na sexta e sétima posição, na ordem.

A procura por assuntos ligados a questões ambientais foi tamanho que o Yahoo criou uma categoria própria, que traz o termo "reciclagem" na liderança, seguido por "aquecimento global", "freecycle" (movimento em que ativistas distribuem mantimentos e móveis gratuitamente), "Terra" e "poluição".

Por mais que tenha mudado os critérios para evitar o acúmulo de celebridades no topo das listas de termos mais buscados do ano, só personalidades com um ano tumultuado aparecem no ranking elaborado pelo Yahoo para celebridades, com nomes como Britney Spears, Paris Hilton, Anna Nicole Smith e Amy Winehouse.

Na categoria de séries que se encerraram ou mortos durante 2007, "Harry Potter" aparece na frente, seguido por "Anna Nicole Smith" e "The Sopranos".

Além das buscas no sistema do Yahoo, a empresa integrou ao ranking as tags usadas com maior freqüência no serviço de boormarking del.icio.us, comprado pelo portal em dezembro de 2005.

O acúmulo de termos técnicos na lista, como "design", "HDTV", "Games" e "Ubuntu" é uma prova clara de que o del.icio.us ainda é um serviço para entusiastas, segundo o Yahoo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail