Home > Notícias

Desative o AutoExecutar e se proteja de pragas em dispositivos externos

Um rápido conserto na formatação do Windows pode resolver o problema

Por Scott Dunn, da PC WORLD (EUA)

05/12/2007 às 14h09

Foto:

fast_windows_fixes_150A opção AutoExecutar do Windows não funciona apenas para os CD-ROMs. Ela também é acionada pela unidade de disco flash e por unidades de disco rígido externas que conectamos ao PC. O problema é que se esses dispositivos contiverem alguma praga virtual, ela facilmente será instalada no sistema.

Conserto rápido: Formate sua versão do Windows para desabilitar a opção AutoExecutar em todas as unidades de disco do sistema. A maneira mais fácil de conseguir isso é estabelecer uma política de grupo para o seu PC.

No XP, aperte as teclas Windows e R, digite gpedit.msc e dê um Enter. Vá até o lado esquerdo da tela e clique duas vezes em Configuração do computador, Modelos Administrativos e Sistema. Selecione e clique duas vezes em Desativar AutoExecutar. Na caixa de diálogo que vai aparecer, clique em Ativar e em seguida opte por Todas as unidades. Dê um OK.

No Vista, aperte as teclas Windows e R, digite gpedit.msc e dê um Enter. No lado esquerdo da tela, abaixo de Diretiva Computador Local, clique em Configuração do computador, Modelos administrativos, Componentes do Windows, Diretivas de reprodução automática. Clique duas vezes em Desativar reprodução automática, depois selecione Ativar e dê um OK. Em seguida, dê um clique duplo em Comportamento padrão para AutoRun, selecione Não executar comandos de AutoRun e Ativar, OK.

Infelizmente, essas mudanças podem causar inconveniências, como impedir que você conecte o dispositivo da câmera digital para baixar fotos. Se isso acontecer, retorne para os comandos iniciais e selecione a opção Desabilitar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail