Home > Notícias

Toyota revela robô que toca violino e cadeira de rodas inteligente

Violin-Playing Robot mexe os dedos e, além de ser afinado, dá efeito trêmulo às músicas

Por IDG News Service/Japão

06/12/2007 às 15h12

Foto:

A Toyota revelou, nesta quinta-feira (06/12), duas criações de seu projeto de robôs, o Mobiro, que é como uma cadeira de rodas motorizada e o Violin-Playing Robot, que toca violino.

O Mobiro é diferente de outros transportes motorizados para o uso humano. O usuário senta na cadeira do robô e usa os controles existentes no braço da mesma e anda por superfícies irregulares - ele sobe até 10 degraus.

Leia mais:

O robô também reconhece a voz de seu dono quando é chamado e se aproxima da pessoa.

O Mobiro também pode ser usado para levar cargas, pois quando é configurada esta opção, ele segue seu dono automaticamente. O equipamento pega 150 quilos e seus testes de campo começam no segundo trimestre de 2008.

A Toyota, que já desenvolveu um robô que toca trombeta, agora criou o Violin-Playing, que toca violino - segurando, com elegância, o instrumento em um braço e o arco com a outra mão. O som produzido tem perfeita sintonia e ele pode mover os dedos para produzir efeito trêmulo nas músicas.

O Violin-Playing Robot mede 1,5 metro e pesa 56 kg.

A Toyota também mostrou o robô Robina, que fez sua primeira aparição pública no meio deste ano. A Robina foi desenvolvida para se comunicar cara a cara com os humanos e consegue assinar cartões usando uma caneta, além de andar por locais com obstáculos.

A empresa revelou, ainda, que irá desenvolver, em 2010, um robô viável para assistência humana. Recentemente, um experimento com baratas provou que os robôs influenciam seres vivos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail