Home > Notícias

MS diz que Release Candidate 1 do Vista será distribuído em etapas

Companhia divulga versão RC1 do Windows Vista Service Pack 1 para 15 mil testadores

Por Computerworld/EUA

06/12/2007 às 17h26

Foto:

A Microsot afirmou nesta quarta-feira (05/12) que começou a distribuir a primeira versão "Release Candidate" do Service Pack 1 do Windows Vista para um amplo grupo de testadores pelo mundo.

Leia mais:

Inicialmente, porém, apenas cerca de 15 mil convidados poderão baixar o Release Candidate 1 (RC1) do Vista. A Microsoft divulgou o arquivo de instalação do RC1 para mesmo grupo que conseguiu baixar o código do software de testes, chamado de Vista SP1 RC Preview, em novembro.

Assinantes dos serviços MSDN e TechNet da Microsoft, que somam mais de centenas de milhares de desenvolvedores, poderão baixar o RC1 a partir desta quinta-feira (06/12), de acordo com David Zipkin, diretor sênior de produto da Microsoft. Ele afirmou que a versão de testes se tornará "totalmente público" na próxima semana.

Na mesma semana, a Microsoft anunciou que o Service Pack 1 do Vista removeria a ferramenta de validação do sistema operacional, chamada de Windows Genuine Advantage, que oferece funcionalidade reduzida para usuários que não ativem sua cópia depois do primeiro mês de uso.

Zipkin, contudo, afirmou que o mecanismo contra pirataria não pode ser removido a tempo para o RC1. A companhia espera divulgar outra versão de testes que não incluirá a funcionalidade reduzida antes do lançamento comercial do SP1 para o Vista, que acontecerá no primeiro trimestre de 2008, disse ele.

Mesmo que a Microsoft tenha dito em outubro que existem mais de 88 milhões de cópias do Vista vendidas em PCs ou no varejo, o sistema operacional ainda não tomou seu caminho em direção à adoção corporativa em massa um ano depois de lançando para grandes empresas.

O SP1 do vista não oferecerá muitas novas funções para usuários, de acordo com a Microsoft. Ao invés, a atualização será focada em melhorias de bastidores que corrigirão problemas de desempenho do sistema.

Por exemplo, alguns usuários do Vista têm reclamado sobre os longos tempos para inicialização, finalização e carregamento de aplicativos comparados ao Windows XP.

Além disto, existiram reclamações que o Vista cumpre funções do sistema mais lentamente que sua versão anterior. Usuários também criticaram a falta de suporte para softwares e drivers de desenvolvedores não ligados à Microsoft.

Zipkin afirmou que algumas melhorias estão vindo no Vista SP1 incluindo aumento de velocidade em até 45% na cópia de arquivos, mais a aceleração dos tempos de hibernação e descompressão de arquivos. "Testadores gostam de desempenho", afirmou, mesmo que acrescente que permaneça "muito cedo"para fazer testes específicos comparando o Vista SP1 com a primeira versão do sistema ou o XP.

Por contraste, uma companhia independente que teve acesso ao RC Preview do Vista SP1 afirmou no último mês que o software não tinha desempenho melhor que o Windows Vista em diversos testes, e que foi consideravelmente mais lento que o Service Pack 3 do Windows XP.

O representante da Microsoft criticou os testes, afirmando que, como o Vista SP1 ainda está em desenvolvimento, qualquer comparação é "um tiro em um alvo móvel".

Como parte do Vista SP1, a Microsoft está tentando facilitar a vida de diretores de TI, especialmente aqueles em multinacionais, para a instalação do sistema operacional. Zipnik afirmou que a atualização estará disponível como um instalador independente preparado para 36 línguas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail