Home > Notícias

Microsoft vai testar Windows XP em laptop de US$ 100 em janeiro

Engenheiro diz que decisão sobre suporte ao XO só vai ser tomada após bateria de testes

Por IDG News Service/EUA

06/12/2007 às 10h35

Foto:

A Microsoft afirmou que planeja conduzir testes de campo em janeiro com o Windows XP rodando no laptop XO, da One Laptop Per Child (OLPC).

Leia mais:

O XO vem com Linux embarcado e é uma máquina de baixo custo voltada a países em desenvolvimento.

Neste ano, a Microsoft lançou o programa Unlimited Potential, que permite a governos comprar um pacote de softwares por 3 dólares, movimento que foi visto como uma competição contra a iniciativa da OLPC.

Olhando para além do XO, a Microsoft disse que planeja publicar em 2008 documentos de orientação para design voltado a PCs que usam armazenamento em memória flash, para que as máquinas suportem Windows.

Versões do XO rodando Windows não serão oferecidas nos Estados Unidos ou no Canadá, disse a Microsoft.

Apesar do cronograma descrito em um comunicado oficial da Microsoft, um engenheiro da empresa escreveu em um post que não tem certeza se o Windows será oferecido comercialmente no XO.

“Não anunciamos planos formais de suportar o XO ainda, e não o faremos até começar a receber feedback dos primeiros testes de campo limitados em janeiro para tomar a decisão final”, ele escreveu na quarta-feira (05/12).

Embora o XO tenha ficado conhecido como “laptop de 100 dólares”, o equipamento ainda custa acima desta faixa. A OLPC prevê uma queda de preços com a produção em volume.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail