Home > Dicas

Acabe com o desperdício das cópias “shadow” do Vista

Algumas versões do Vista salvam dados, mas não permitem recuperá-los

da PC WORLD/EUA

06/12/2007 às 16h47

Foto:

O Windows Vista Business, Enterprise e Ultimate incluem cópias shadow, que permitem recuperar uma versão antiga de um determinado arquivo. As versões Home Basic e Home Premium não têm esse recurso, mas mesmo assim salvam os dados igualmente, desperdiçando ciclos de processamento e espaço em disco.

Para evitar isso, coloque todos os seus documentos e outros arquivos em um drive ou partição que não a do Windows. Depois, vá em Iniciar, digite SystemPropertiesProtection no campo de pesquisa e aperte Enter.

A janela Propriedades de Sistema vai se abrir, na aba Proteção do sistema. Na lista de discos disponíveis, tire da seleção aquele que contém dados pessoais. Depois, clique em Desativar a restauração do sistema quando perguntado e clique em OK para fechar as Propriedades de Sistema (veja imagem abaixo).

tela_vista

Repare que manter seus dados em uma partição separada também facilita o trabalho de backup: você pode copiar apenas seus próprios arquivos em vez dos softwares, que mudam menos e, assim, não precisam ser copiados com tanta freqüência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail