Home > Notícias

Tecnologia da IBM viabilizará supercomputador do tamanho de laptop

Tecnologia substitui eletricidade por pulsos de luz na comunicação entre núcleos de chips

Por IDG News Service/EUA

06/12/2007 às 10h41

Foto:

Os supercomputadores podem, em breve, ter o mesmo tamanho de um laptop se a IBM colocar no mercado uma tecnologia detalhada nesta quinta-feira (06/12), que usa pulsos de luz para substituir a eletricidade na comunicação entre os núcleos de um chip, com uma velocidade até 100 vezes maior.

Leia mais:

Chamada nanofotônica em silício, a tecnologia substitui alguns dos fios presentes em um chip por pulsos de luz em pequenas fibras óticas para obter transferências de dados mais eficientes entre núcleos, disse Will Green, pesquisador da IBM.

A tecnologia, que permite transferir dados a uma distância de alguns centímetros, é cerca de 100 vezes mais rápida que os fios e consume um décimo da energia, disse Green, o que pode reduzir os custos da construção de um supercomputador.

A base para a essa tecnologia é a mesma que levou ao desenvolvimento da fibra ótica e da internet. A diferença é que a nanofotônica traz a comunicação do universo dos quilômetros para centímetros, segundo o pesquisador.

“Seremos capazes de ter centenas ou milhares de núcleos em um chip”, disse Green.
A nanofotônica em silício é parte de um programa de pesquisa a longo prazo, que pode ser implementado em 10 a 12 anos, disse ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail