Home > Dicas

Como gerenciar seus arquivos usando o botão direito do mouse

Aprenda como incluir funções como mover ou copiar um arquivo diretamente para uma pasta, sem precisar abrir diversas janelas

Por Scott Dunn, PC World EUA

07/12/2007 às 11h13

desktop_win_150.jpg
Foto:

desktop_win_200
O botão direito do mouse possui comandos para deletar, cortar e copiar, mas para copiar ou mover um arquivo é necessário abrir uma nova janela do Explorer (ou usar aquela que você já deixou aberta) e usar os comandos de copiar e colar para completar a operação. Também é possível arrastar os arquivos de uma janela para outra.

Mas é possível tornar sua vida mais fácil executando um comando que solicita a inclusão das funções “Copiar para pasta” e “Mover para pasta” no menu do botão direito do mouse. Primeiro crie um backup do Registro do Windows para ter acesso a um novo ponto de restauração, em caso de problemas. Agora abra o Bloco de Notas, clique em Formatar e tenha certeza de que a opção “Quebra automática de linha” está desmarcada. Então, digite essas três linhas:

Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CLASSES_ROOT\AllFilesystemObjects\shellex\ContextMenuHandlers\{C2FBB630-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}]
[HKEY_CLASSES_ROOT\AllFilesystemObjects\shellex\ContextMenuHandlers\{C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}]

Importante ressaltar que o arquivo deve ter apenas três linhas.

Salve o arquivo em um lugar conveniente, como a área de trabalho ou Meus Documentos, e dê um nome como CopyToMoveTo.reg (independente do nome, a extensão .reg deve estar incluída) e feche o Bloco de Notas. Agora vá até onde salvou o arquivo e clique nele com o botão direito e escolha Mesclar. Dê OK nas janelas que aparecerão.

botao_direito_500

Agora da próxima vez que você clicar com o direito em algum arquivo, você verá os dois novos comandos incluídos. Escolha qualquer um deles para abrir uma caixa de diálogo para selecionar para onde seus arquivos devem ir. E você já pode deletar o arquivo .reg que você criou, ou deixá-lo salvo como um guia para saber quais chaves do Registry você terá de deletar, caso decida remover esses comandos posteriormente.

Leia também:

Ajuste o Windows para seu PC trabalhar melhor

Dez dicas e ferramentas para solução de problemas

Aprenda criar um disco de boot para usar em caso de falha do HD

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail