Home > Notícias

Redes abertas e plataformas públicas aumentarão web móvel em 2008, diz IDC

Redes abertas a qualquer aparelho e Open Handset Alliance deverão conduzir aumento da internet móvel

Por NetwordWorld/EUA

07/12/2007 às 10h49

Foto:

Em 2008, a abertura maior das redes de operadoras, somado ao lançamento em massa de aparelhos e softwares, deverá aumentar o uso da internet em equipamentos móveis, como celulares e smartphones, segundo previsão do IDC divulgada nesta sexta-feira (12/06).

Leia mais:

A consultoria espera que diferentes fatores, incluindo popularização de smartphones, variados novos gadgets que chegarão ao mercado e a Open Handset Alliance, grupo de desenvolvimento da plataforma de código aberto Android, do Google, pressionem as operadoras para uma abertura maior.

O resultado desta abertura marcará o fim do modelo de "jardim murado" para serviços online que o criador do protocolo WWW Tim Berners-Lee alertou sobre durante apresentação sua no Mobile Internet World, em Boston. Sob o modelo, assinantes podem conectar apenas a redes e usar apenas aplicativos aprovados pela operadoras.

A Verizon pareceu prever a análise do IDC ao anunciar na última semana que daria a seus clientes a opção de se conectar à sua rede usando aparelhos externos. A porta-voz da empresa, Nancy Stark, afirmou na ocasião que a companhia vinha pensando sobre abertura em sua rede por um tempo já que via um número "pequeno, mas crescente" de clientes que queriam se conectar à Verizon sem usar um aparelho certificado.

Dias depois, foi a vez da AT&T ser assunto das atenções quando planos sobre a operadora ter planos para abrir sua rede de telefonia para clientes com aparelhos não certificados começaram a ser debatidos na mídia.

Bryan Gardiner, do blog Epicenter da Wired, porém, lembra que, como a AT&T é uma operadora GSM, seus usuários já podem se conectar com aparelhos exteriores;
Além da abertura das operadoras, o IDC espera a explosão no uso de diferentes gadgets online que "diminuirão a diferença entre PCs e smartphones", como o leitor eletrônico Kindle, da Amazon, e o iPod touch, da Apple.

Fabricantes como Asus, BenQ, Electrobit e grandes desenvolvedoras de software deverão lançar "dezenas" de gadgets a aplicações para internet móvel em 2008, prevê a consultoria.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail