Home > Notícias

Pesquisadores criam software para controlar doenças contagiosas

Autoridades de saúde poderão analisar informações de pessoas infectadas

Por Redação do IDG Now!

07/12/2007 às 15h52

Foto:

Graças a um software lançado na quinta-feira (06/12), as autoridades de saúde poderão controlar doenças contagiosas, analisando dados com maior velocidade, além de detectar novos casos e poder implementar soluções efetivas mais agilmente.

Leia mais:

O programa TranSat foi desenvolvido por epidemiologistas e cientistas da computação do programa Models of Infectious Disease Agent Study (MIDAS) e é oferecido gratuitamente para download no site do projeto.

O software pode ser usado para inclusão de informações sobre pessoas infectadas com doenças contagiosas - idade, sexo, sintomas e outros dados -, incluindo seus contatos próximos e quaisquer tratamentos que eles possam ter recebido.

Além disso, o TranSat inclui dados de pessoas próximas ao indivíduo doente, mas que não estão infectadas.

As informações são utilizadas pelo software para determinar estatisticamente a probabilidade das pessoas terem contraído as doenças entre si - fator comum na disseminação de infecções. Estes dados ajudam os especialistas a implementarem estratégias para evitar a proliferação de uma doença.

Estão sendo desenvolvidos recursos adicionais para o TranSat, que permitirão a inclusão de dados mais refinados sobre a população afetada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail