Home > Notícias

Toshiba anuncia produção de discos rígidos baseados em flash

Companhia começa a fabricar laptops com discos em estado sólido

Por IDG News Service/Reino Unido

10/12/2007 às 12h55

Foto:

A Toshiba vai começar a fabricar laptops com discos em estado sólidos baseados em memória flash no início do próximo ano. Segundo a companhia, a tecnologia oferece boots mais rápidos e menor consumo de energia que os discos rígidos tradicionais.

Leia mais:

Os discos em estado sólido, que usam memória flash NAND no lugar dos discos magnéticos tradicionais, virão em três capacidades, inicialmente: 32GB (gigabytes), 64GB e 128GB, segundo a Toshiba.

Os altos preços das memórias flash limitaram a adoção deste tipo de disco até o momento, mas a Toshiba e outros fornecedores como a Samsung, a Sony e a Fujitsu esperam aumentar o volume de produção para que os preços caiam e o uso se popularize. Além da economia em energia, os discos em estado sólido oferecem vantagens como maior durabilidade e menos ruído.

A produção de discos de 1.8 e 2.5 polegadas da Toshiba começa em maio. A velocidade máxima de leitura dos discos será de 100MBps (megabytes por segundo), disse a Toshiba. Já a velocidade máxima de gravação será de 40MBps, utilizando interface SATA II com taxa de transferência de 3Gbps (gigabits por segundo). A duração do disco é de cerca de 1 milhão de horas, segundo a Toshiba.

Os discos serão exibidos no Consumer Electronics Show (CES), que começa em 7 de Janeiro, em Las Vegas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail