Home > Notícias

Microsoft lança bloqueio de service pack para Windows Vista e XP

Ferramenta impede download automático de próximos pacotes de atualização

Por Computerworld/EUA

10/12/2007 às 12h26

Foto:

A Microsoft Corp. publicou uma ferramenta em seu site de downloads para bloquear instalações automáticas de diversos service packs que estão por vir, incluindo o Service Pack 1 (SP1) para o Windows Vista e o SP3 para o XP.

Leia mais:

O download publicado na sexta-feira (08/12) inclui três versões da ferramenta - um executável, um script e um grupo de políticas de template - para evitar que os pacotes de atualizações sejam baixados em PCs, automaticamente, pelo Windows Update.

A ferramenta bloqueia o Windows Vista SP1 e o Windows XP SP3 até 12 meses depois que os pacotes de atualizações sejam lançados na versão final, enquanto o bloqueio para o Windows Server 2003 SP2 pode durar até março de 2008.

O SP1 do Vista, que começa a ser testado publicamente na terça-feira (11/12), deve ter sua versão final pronta no primeiro trimestre de 2008. Já o SP3 para o Windows XP, tem data de lançamento prevista para algum momento da primeira metade de 2008.

A Microsoft já havia distribuído ferramentas de bloqueio similares anteriormente. O mais recente impedia a instalação automática do browser Internet Explorer 7 no Windows XP. As ferramentas de bloqueio são voltadas a empresas, especialmente grands corporações que demandam maior quantidade de testes antes de instalarem um novo pacote de atualizações ou sistema operacional.

Embora bloqueie os pacotes de atualizações, a ferramenta permite que todos os outros updates sejam realizados, incluindo correções mensais de segurança. O próximo Patch Tuesday, com atualizações de dezembro, será liberado nesta terça-feira (11/12).

Esta semana, a Microsoft também planeja distribuir o SP1 para o Office 2007, mas não comentou sobre o bloqueio deste pacote. O Windows Service Pack Blocker Tool Kit pode ser nbaixado no site da Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail