Home > Notícias

Web semântica e interface tátil estão entre tecnologias pioneiras para 2008

Technology Pioneers 2008, do Fórum Econômico Mundial, destaca ainda acesso à web sem fio

Por Redaçãodo IDG Now!

12/12/2007 às 16h10

Foto:

Empresas que desenvolvem soluções para publicidade online, interfaces táteis adaptáveis a diferentes ambientes, acesso em banda larga sem fio e até comparações de preços providas pela comunidade estão no Technology Pioneers 2008, seleção de companhias de tecnologias que, segundo o Fórum Econômico Mundial, terão impacto em nossas vidas nos próximos anos.

Leia mais:

Os telefones celulares são representados tanto pela AdMob, maior plataforma de anúncios móveis, e pela MedioSystems que, mesmo sem o alcande da AdMob, oferece soluções para gerenciamento de campanhas de publicidade nos celulares.

Aparelhos móveis também foram lembrados pela indicação da Lumio, responsável por sistemas que, acoplados a superfícies aleatórias, as transformam em interfaces táteis para o controle e gerenciamento de gadgets, notebooks e desktops ou outros tipos de aplicação.

O acesso à internet sem fio também foi lembrado pelo Fórum Econômico Mundial com a indicação das empresas Clearwire Corporation, responsável pela infra-estrutura de banda larga de operadoras nos EUA, Irlanda e Dinamarca, a Transclick, mais voltada para acessos por redes telefônicas para smartphones, Roundbox, que oferece acesso à web ao integrar em software diversos sinais de redes disponíveis, e a Meraki, que monta e opera redes do tipo mesh.

Entre as tecnologias online, o ranking destaca a britânica Garlik pelo desenvolvimento de aplicativos semânticos para buscas online usados por empresas para o melhor gerenciamento de dados, a sueca Polar Rose que, por meio de sua tecnologia de reconhecimento facial em 3D aplicada à internet, pode dar maior relevância às imagens online, e a Fundação Wikimedia, criada por Jimmy Walles e responsável por gerenciar a enciclopédia online Wikipedia.

A listagem do órgão ainda traz empresas responsáveis por tecnologias para aceleração do acesso online, como a israelense SpeedBit, de melhor aproveitamento de memória RAM, como a Innovative Silicon, e por pesquisas de integração de chips em redes para processamento espalhado, como a franco-americana Arteris.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, "cada inovação (listada no ranking) é outro passo na tentativa da sociedade de adaptar e utilizar tecnologias que mudarão e melhorarão nosso mundo". Como recompensa, cada uma das 17 empresas escolhidas em tecnologia serão convidadas a participar do próximo encontro do Fórum Econômico Mundial, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro em Davos, na Suiça.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail