Home > Notícias

Não perca seus dados quando for ‘migrar’ do Vista para o Windows XP

O downgrade do sistema operacional exige formatação e salvar informações dá trabalho

Por Jon L. Jacobi, da PC WORLD (EUA)

12/12/2007 às 18h09

vista_xp_150.jpg
Foto:

vista_xp_150Depois de experimentar o Windows Vista por seis meses, decidi que, junto com a atualização da placa-mãe e da CPU da minha máquina, eu faria um “upgrade” (na realidade um downgrade) para a versão anterior do sistema operacional da Microsoft.  As novas ferramentas de navegação do Vista me incomodavam, mesmo não precisando usar esse PC diariamente.

Confesso que gostei de algumas peculiaridades do novo sistema operacional. Por exemplo, adoro desligar o computador com apenas um clique; gosto do filtro do Windows Mail (a versão atualizada do Outloook Express) e também de poder arrastar as Pastas do Usuário (versão do Meus Documentos) para outro local e trabalhar com diferentes documentos ao mesmo tempo.

Relação de problemas
Infelizmente, os aborrecimentos causados pelo Vista são inúmeros. A memória de endereços de e-mail do Windows Mail grava apenas os últimos 29 contatos utilizados (minha agenda possui mais de mil nomes!!!) e o programa é lento. O Indexador de Busca tinha a irritante mania de aparecer enquanto eu assistia a um HD DVD e, embora não houvesse arquivos de multimídia em uma pasta, a maioria delas tinha colunas inúteis de Artistas, Tags e Categoria.

Devo ter perdido uma hora colocando-os nos tópicos de Tamanho e Data de modificação – e, misteriosamente, a pasta mudava do modo de exibição de detalhes para a exibição de ícones. É verdade que esse último problema existia no XP, mas tudo isso que descrevi representa só a ponta do iceberg.

Mesmo incomodado, achei que conseguiria permanecer com o Vista. Mas, de repente, descobri que meus drivers do cartão de som da ASIO (um padrão de áudio de alta performance para gravação de instrumentos musicais e vozes) não funcionavam bem com o Vista. Mudei de idéia.

Os drivers Beta da ASIO poderiam estar com problemas ou a configuração do sistema poderia não estar correta ou, inclusive, a falha poderia ter sido minha – o Vista é conhecido por trabalhar melhor com áudio do que o XP. O fato é que decidi voltar para o velho e confiável XP.++++
Manter o Vista instalado vale a pena?
Cheguei a cogitar a opção de manter o Vista instalado, reinstalar o XP e então fazer dual-booting com um gerenciador de boot que esconde o sistema operacional fora de uso. Mas o mau desempenho do Gerenciador de Boot do Acronis e do OSLBoot (também com a versão OEM do Vista) me frustraram.

Tentei instalar o XP em uma partição diferente e usar o gerenciador de boot do Vista; só que com o XP instalado no disco D:, tive problemas com os drivers nVidia.

Finalmente obtive sucesso com o gerenciador de boot Systems Commander 9, da Avanquest. Entretanto, já tinha resolvido que era melhor ficar livre do Vista de uma vez. Veja como eu fiz isso.

Como voltar para o XP sem perder informações
A primeira coisa a fazer é salvar todos os seus dados do Vista. Após armazenar os documentos pertinentes em local seguro, usei o True Image, da Acronis, para fazer um backup completo da partição do Vista, no caso de ter me esquecido de algo. Esse procedimento parece exagerado, mas já me salvou em outras ocasiões.

Em seguida, mova seus documentos, imagens e outros arquivos para uma unidade de disco que não será apagada na instalação do XP.

E os aplicativos? Oh, meu deus! Infelizmente, os truques acima não podem ser utilizados para migrar os aplicativos para o XP. O que resta fazer é reinstalar o XP e – uma pena! – reinstalar um por um todos os aplicativos (e patches existentes).

Como transferir arquivos do Vista para o XP
Diferentemente do Meus Documentos, do XP, o Vista armazena informações em uma Pasta do Usuário que carregará o nome do usuário atual e que contém subpastas de documentos, fotos, vídeos, contatos, etc. O Vista permite que você transfira essas pastas apenas arrastando-as com o mouse para outro local. Portanto, antes de tirar o Vista e voltar ao XP, faça o seguinte: 

1 - Copie ou transfira (clique no botão-direito e selecione Mover) suas pastas para uma partição ou unidade de disco que não será formatada, ou ainda CD, DVD ou pendrive (se couber tudo, é claro). Lembre-se de que cada usuário do PC terá sua própria pasta, por isso, é necessário transferir ou copiar todas elas. E não se esqueça da pasta Pública.

2 - Se estiver usando programas que permitam isso, exporte os dados para um local seguro para depois importá-los quando já tiver instalado o XP.

3 - Assim que instalar o XP, em vez de mover as Pastas de Usuário para os Meus Documentos, vá em Meus Documentos, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades, Destino e Mover ou simplesmente acesse as informações onde elas estão armazenadas.

4 - Importe os dados exportados de volta para os seus devidos locais, após ter reinstalado os aplicativos.++++

Existem informações escondidas na sua Pasta de Usuário, as quais - talvez - não precise (o default do repositório de e-mail, por exemplo). Para acessar essas informações, abra a Pasta do Usuário, selecione Pastas e Opções de busca, no menu de Organização, selecione a janela de Exibição e confirme se a opção Mostrar arquivos e pastas escondidos está selecionada.

Feche a caixa de diálogo e verá uma pasta com o nome Informações de Aplicativos; ela não pode ser movida do mesmo jeito que as subpastas do usuário. Abra-a e, se encontrar algum documento de que necessite, copie-o em um local seguro.

Como não perder meus e-mail e minhas listas de endereços?
No meu caso, transferir os dados que armazenei nas aplicações do Vista para as aplicações do XP foi complicado. Usei o Vista por 60 dias e, conseqüentemente, acumulei uma razoável quantidade de e-mails que trocava com fornecedores para... digamos, precaver-me contra surpresas.

No local onde o Outlook Express armazenava mensagens em arquivos de base de dados e informações sobre contatos em um único arquivo (Livro de Endereços do Windows), o Vista armazena e-mails e contatos separadamente – uma abordagem mais versátil mas também menos eficiente. Além do mais, isso faz com que o Windows Mail fique lento, comparado ao Outlook Express. A função de exportação de endereço do Vista Mail funcionou bem com os contatos.

Antes de reinstalar o XP, exportei para os arquivos em vCards e .csv (Comma Separated Values). O vCards pareceu uma boa idéia, mas a função de importação de vCard do Outlook Express só deixa você importar um contato de cada vez e, se mover vários vCards ao mesmo tempo para a janela do programa, terá que clicar no botão OK uma vez para cada contato. Com aproximadamente mil endereços de e-mail para copiar, sofri com essa etapa.

A importação do CSV era muito mais rápida e, com a exceção de alguns poucos caracteres estranhos no campo do Primeiro Nome, os campos de E-mail e Outlook Express combinaram-se perfeitamente, portanto eu pude reabastecer o Livro de Endereços do Windows em 30 segundos.++++

Depois de ter salvo seus e-mails e contatos, veja duas maneiras de importá-los para o XP
Encontrar uma maneira simples de mover meus e-mails para o XP foi um desafio. A função de importação do Outlook Express não aceita mensagens .eml do Vista. O método a seguir é fácil e satisfatório, mas entediante.

Opção A
Você pode salvar as mensagens do Vista Mail em um local seguro e depois arrastá-las diretamente para a janela do Outlook Express. Mas se tiver grande quantidade de e-mails, deve recriar manualmente a estrutura da sua pasta – essa é a causa principal do tédio. Veja passo-a-passo:

1- No Vista, salve seu repositório de e-mails em uma partição ou unidade de disco, antes de instalar o XP. Encontre o repositório em: C:\Usuários\Nome do usuário\Informações de Aplicativos\ Local\ Microsoft\ Windows Mail\Pastas locais (Nome do usuário é o seu nome de usuário). Você pode redirecionar o repositório para outro local seguindo esse caminho: Ferramentas, Opções, Avançado, Manutenção, Função de armazenamento de pastas ou pode exportar no formato de e-mail para outro local. Eu recomendo a última; ou as duas.

2- Depois de ter instalado o XP, abra o Outlook Express e em seguida abra uma janela do Explorer em que apareça o local onde você copiou os arquivos .eml; selecione-os e arraste-os para a pasta no Outlook na qual deseja que eles fiquem. Como eu havia mencionado, é necessário recriar as pastas manualmente. 

O método acima funciona, mas tenho cerca de 250 pastas nas quais tenho e-mails arquivados. Por isso, preciso de uma maneira mais prática. Desde a época que usava o Office 2007 com o Outlook, importava as mensagens do Vista para o Outlook e as transferia novamente do Outlook para o Outlook Express do XP. Apesar de parecer um processo esquisito, ele não exige provoca tédio e dá certo.

Opção B

1- No Vista, use a caixa de diálogo Gerenciamento de dados do Outlook para recriar uma arquivo de dados new.pst. Transforme isso no seu default e então importe as mensagens (não os endereços) do Mail do Vista. Confirme se realmente salvou os arquivos .pst em uma partição separada, que não será excluída com a instalação do XP.

2- No XP, instale o Outlook e use-o para abrir o arquivo .pst que você criou no Vista. Transforme-o em default.

3- Abra o Outlook Express, escolha Importar e selecione a opção Outlook.

Se quiser saber por que eu não uso o Office Outlook, lhe dou dois motivos: primeiro, o Outlook Express é simples, extremamente eficiente e estou acostumado com ele; segundo, a versão do Outlook no Office permite apenas uma lista de contatos, a qual eu uso para um pequeno grupo de endereços de pessoas da família, amigos e colegas, que eu sincronizo com meu smartphone.++++

Sobre a instalação do XP
Depois de ter garantido que não irá perder seus documentos, e-mails ou contatos ao voltar para o XP, instalá-lo ficou muito fácil. É só fazer um boot com o seu CD de instalação do XP. Cheque se selecionou a partição em que o Vista está e, na seqüência, inicie os passos para importar as informações descritos anteriormente.

Como já disse, não há o que fazer a respeito da migração dos aplicativos. Se estiver usando dois PCs, pode usar a Transferência Fácil do Windows ou um produto similar. Não fiz o teste. A solução é reinstalar seus aplicativos. É chato, mas é garantido.

Se estou feliz que voltei para o XP? Estou muito feliz! O tempo que eu economizo usando o Outlook Express em vez do Vista Mail compensa o processo de downgrade.

Acho que a Microsoft gastou tempo demais para desenvolver o Vista, consertando funções que estavam corretas e deixando ruim (ou piorando) o que estava bom.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail