Home > Notícias

14 programas para completar seu kit de fotografia digital

Estes aplicativos vão ajudá-lo a melhorar, manipular e organizar suas imagens sem que você tenha de gastar rios de dinheiro com eles – mesmo porque alguns são gratuitos

Por Preston Gralla, PC WORLD (EUA)

12/12/2007 às 18h49

14_digital_foto_150.jpg
Foto:

14_digital_foto_150
Você é o que se pode chamar de ‘fotógrafo digital’? Hoje em dia quem não é, certo? Em todo caso, downloads podem fazer a fotografia digital se tornar uma coisa ainda mais prazerosa e produtiva.

Existe uma quantidade enorme de utilitários que auxiliam os usuários no gerenciamento de imagens digitais, que fazem trabalhos de edição excelentes, permitem o compartilhamento de imagens com outros usuários em álbuns de fotos e apresentações, o redimensionamento das fotos e muito mais.

Seja você um fotógrafo amador procurando uma maneira de remover olhos vermelhos das fotos de seus filhos ou querendo preservar a memória fotográfica de sua família, ou um profissional em busca de uma ferramenta poderosa de edição e melhoria de imagens digitais, tenha certeza de que temos algo para você.

Ferramentas de edição
Precisa limpar uma imagem, remover olhos vermelhos em alguns retratos, corrigir o gama ou aplicar efeitos especiais em alguma foto? Há diversos aplicativos que fazem isso. Esta relação inclui soluções para amadores e profissionais.

14_digital_foto_01
The Gimp
Quem pensa em programas de código livre deve imaginar aplicativos mal acabados ou de uso inacessível para a maior parte dos usuários. É melhor repensar seus conceitos. Este editor de imagens open source oferece um surpreendente e poderoso conjunto de ferramentas de edição, é bem projetado, apesar do layout um tanto quanto excêntrico. Apesar de ser gratuito, tem recursos comparáveis aos do Photoshop e com uma série de recursos que existem no produto da Adobe, incluindo filtros, efeitos, máscaras e camadas. Naturalmente, ele possui todas as ferramentas básicas que se espera encontrar em um editor de imagens, tais como red eyes removal (para eliminar olhos vermelhos), mas ele vai muito além. Se procura por uma ferramenta de edição com recursos avançados e não quer gastar uma fortuna, este é o programa certo para você.

:: Clique aqui para baixar. Preço: gratuito

14_digital_foto_02
Photo Pos Pro
Na maior parte das vezes, os editores de fotos oferecem duas possibilidades: ou são simples ou muito complexos. Como regra geral, quanto mais simples a interface, mais básico o aplicativo é, e quanto mais poderosa a ferramenta, mais complicada sua interface se apresenta. O Photo Pos Pro apresenta um equilíbrio satisfatório entre poder e usabilidade. Tem uma interface limpa e simples, com todas as ferramentas de edição organizadas nas laterais e no topo da janela principal, onde está a imagem que será editada. Passe o mouse sobre um ícone e uma dica será exibida mostrando o que tal ferramenta pode fazer por você, ainda que muitos dos ícones sejam auto-explicativos. As ferramentas de edição são bem elaboradas, desde processos automatizados aos mais elaborados e que podem ‘aquecer’ ou ‘esfriar’ uma imagem, tornar uma paisagem mais nítida ou borrada, aplicar molduras e muito mais. Também inclui ferramentas de desenho e a capacidade de trabalhar com camadas. Em resumo, uma boa alternativa para quem busca uma ferramenta de edição poderosa e de fácil utilização.

:: Clique aqui para baixar. Preço: 50 dólares (shareware)++++

14_digital_foto_03
XnView

Se o assunto são programas de edição de imagens acessíveis, nada melhor do que aqueles disponíveis gratuitamente, principalmente se o software incluir uma quantidade razoável de ferramentas úteis. É o caso do XnView. Ele permite redimensionar suas fotos, recortá-las, inverter, girá-las e até realizar uma variedade de ajustes tais como brilho, contraste e gama. A aplicação também permite converter imagens de e para diversos formatos diferentes. Não se trata de algo tão potente quanto o The Gimp, mas é suficiente para uma boa parcela de usuários. E você nem vai poder reclamar do preço.
:: Clique aqui para baixar. Preço: gratuito

14_digital_foto_04
Saint Paint Studio

Procura um editor de imagens simples, fácil de, que carrega rapidamente e que não requer dos usuários nenhum superconhecimento sobre edição de imagens? Então o que você deseja é o Saint Paint Studio. Ele é capaz de manipular não apenas imagens mas também animações e possui uma surpreendente quantidade de funções, apesar do seu tamanho compacto. Com ele, pode-se recordar, redimensionar, corrigir cores, desenhar, acrescentar efeitos especiais, remover olhos vermelhos e ajustar o equilíbrio de cores e brilho. O software oferece suporte a camadas, embora não vá tão a fundo quanto o Photoshop ou o The Gimp. Quem não precisar de uma ferramenta particularmente potente vai encontrar neste software a solução ideal.

:: Clique aqui para baixar. Preço: 40 dólares (trial)

14_digital_foto_05
Image Resizer

Precisa redimensionar um grande número de imagens sem muito esforço? Então baixe este programa gratuito, da Microsoft. Clique com o botão direito do mouse sobre uma imagem ou grupo de imagens, escolhe Redimensione as Imagens (Resize Pictures) e, na caixa de diálogo que será mostrada, escolha o tamanho final das imagens, de um total de quatro: Pequena/Small (610 por 480 pixels); Média/Médium (800 por 600 pixels); Grande/Large (1024 por 768 pixels); Handheld PC (240 por 320 pixels). Depois, basta clicar em OK para obter cópias redimensionadas das imagens (as originais são mantidas intactas; se selecionar Avançado/Advanced antes de clicar em OK, pode-se escolher redimensionar as imagens originais). Infelizmente, o software só permite reduzir imagens e não ampliá-las.

:: Clique aqui para baixar. Preço: gratuito

14_digital_foto_06
FxFoto 2.0

Eis aqui outro freebie que não faz feio e que oferece um conjunto bem interessante de ferramentas de edição. Pense em uma funcionalidade qualquer e muito provavelmente você irá encontrá-la no FxFoto. Remoção automática olhos vermelhos? Sim. Correnção de brilho, contraste e gama? Ele faz isso também. Equilíbrio de cores, aplicação de filtros de efeitos, bordas... a lista é longa. O software também tem uma interface atraente, apresentando suas imagens em uma galeria na parte esquerda da tela para que você possa selecionar a que deseja editar. Ao terminar a edição, você pode fazer uma apresentação (slide show), inclusive com recursos de transição entre as imagens (para acrescentar áudio, contudo, terá de optar pela versão paga do programa). Pode-se também criar colagens, compartilhar imagens por e-mail ou carregá-las em sites de compartilhamento de imagens ou mesmo gravá-las em um CD.

:: Clique aqui para baixar. Preço: gratuito++++

14_digital_foto_07
Cleanerzoomer

Tem fotos que precisam ser corrigidas? Não estamos falando de algo simples como remoção de olhos vermelhos, e sim de algo bem mais complexo, como a correção do efeito moiré e outros ruídos que sugerem imperfeições em suas imagens digitais. Se este é o desafio que você enfrenta, experimente o Cleanerzoomer. Ele também permite melhorar o aspecto das arestas e ajustar o equilíbrio de cores automaticamente, remover pontos brancos e muito mais. Muitos dos recursos de correção de imagens podem parecer excessivos para muitos usuários comuns. Mas não se preocupe: o software oferece meios de você selecionar os filtros que deseja utilizar. Com um pouco de prática e experimentações, em pouco tempo será capaz de fazer verdadeiros milagres em imagens ‘sujas’.

:: Clique aqui para baixar. Preço: 35 dólares (shareware)

Gerenciadores e ferramentas de exibição

Uma vez que suas imagens estejam editadas e armazenadas em seu disco rígido, o que vem depois? A primeira coisa a fazer: por ordem na casa. E mais: que tal criar alguns e apresentações (slide shows) para mostrar suas fotos prediletas de forma mais interessante? Dentre as ferramentas abaixo, existe uma que deixa você montar um gibi com suas imagens.

14_digital_foto_08
ACDSee 10 Photo Manager

Este é um excelente gerenciador de imagens que traz todos os recursos que você pode imaginar para deixar sua coleção de fotos tinindo. Comece utilizando a ferramenta de organização estelar. Com ela, você não apenas irá visualizar suas imagens por pastas, mas também por classificação (ratings), conteúdo (por exemplo, se mostram pessoas ou paisagens), as mais vistas ou usadas e todo tipo de propriedade normalmente utilizado em sites de compartilhamento de imagens ou blogs, da abertura focal utilizada, velocidade do obturados, modelo da câmera, etc. O programa ainda oferece um conjunto de ferramenta de edição para modificar a exposição, remover olhos vermelhos, recortar, redimensionar e outros. Também é possível manipular suas fotos em lotes, fazer sua carga para o Flickr e criar filmes a partir das imagens.

:: Clique aqui para baixar. Preço: 50 dólares (shareware) ++++

14_digital_foto_09
Roxio Media Ticker

Deseja montar um slide show para apresentar suas fotos no desktop ou para mostrar suas fotos, digamos, no Flickr? Então experimente este programa que permite a criação de uma faixa que exibe imagens no estilo ticket e que pode ser posicionada em vários locais do desktop. E as imagens podem estar guardadas no seu HD, serem provenientes de feeds RSS ou mesmo aquelas que você carregou no Flickr. E basta passar o cursor sobre qualquer imagem para ver uma descrição dela. Um duplo clique e ela será exibida em tamanho maior, permitindo que você a imprima, envie por e-mail, gire ou adote a imagem selecionada como papel de parede, dentre outras possibilidades.

:: Clique aqui para baixar. Preço: gratuito

14_digital_foto_10
Comic Life

Já pensou em figurar em um gibi? É exatamente isso que você consegue com este pequeno e único programa. Com ele é possível pegar sua coleção de imagens e montar um gibi ou livro de fotos. Basta organizar as imagens da forma desejada ao longo das páginas, redimensionar quando necessário, acrescentar balões de diálogos, cores e tudo o que for necessário para dar vida à história criada. A aplicação traz um grande número de feitos gráficos que vão tornar seu trabalho único, bem como de recursos de sons para tornar o gibi ainda mais interessante.

:: Clique aqui para baixar. Preço: 25 dólares (trial)

14_digital_foto_11
InAlbun Deluxe

Em um tempo não muito distante, as pessoas tinham o hábito de organizar suas fotografias impressas em alguns de foto, os quais podiam ser manuseados e compartilhados facilmente, o que, infelizmente, pouca gente continua fazendo. O InAlbum Deluxe traz esse hábito para o mundo moderno. Com ele, pode-se criar álbuns e slide shows no computador para serem vistos nele mesmo ou compartilhados com outros PCs. Pode-se salvar o trabalho e usá-lo com screen salve, incluir o resultado em páginas HTML, criar arquivos executáveis ou Flash clip, além de permitir sua gravação de DVDs. A versão trial tem limitações – por exemplo, só permite importar cinco imagens por vez.

:: Clique aqui para baixar. Preço: 55 dólares (trial)

14_digital_foto_12
MemoriesOnTV

Este seria apenas mais um programa para criação de slide shows para suas fotos não fosse um pequeno detalhe. O trabalho final pode ser mostrado em sua TV, permitindo sua visualização mesmo para quem não tem um computador. Compatível com imagens nos formatos mais populares, ele também permite utilizar vídeos no formato AVI. MemoriesOnTV inclui um sofisticado conjunto de ferramentas para a criação de slide shows. Sua ferramenta de linha do tempo permite que se arraste as imagens, arquivos de áudio, animações e vídeo e se acrescente efeitos, como zoom, fades de imagens e áudio. Ao terminar seu projeto, é possível gerar um DVD para ser tocado em tocador de DVDs convencional. A versão demo tem limitações e o resultado apresenta uma marca d’água que será removida se você comprar a versão Pro ou Home do programa.

:: Clique aqui para baixar. Preço: 50 dólares (demo)++++

14_digital_foto_13
Photoscape

Este utilitário possui uma grande variedade de ferramentas tais como visualizador de imagens, editor, criador de apresentações, edição em lotes, programa de captura de telas, e por aí vai. Há, também, algumas ferramentas inovadoras, como a que combina múltiplas imagens em apenas uma, ou a que transforma imagens RAW em .jpg, formato mais comum. Apesar de gratuito, o criador desse software aceita doações se você considerar o Photoscape útil e isso pode ser feito por meio do PayPal. Dada a qualidade do aplicativo, caso continue utilizando Photoscape, considere contribuir.

:: Clique aqui para baixar. Preço: gratuito

14_digital_foto_14
Collage Maker

Outra coisa bacana para se fazer com imagens digitais são as colagens. Eletronicamente, claro. Pegue um grupo de fotos, redimensione-as para que fiquem do tamanho desejado, faça uma combinação qualquer, adicione bordas, fundos e texto. O software permite ainda um bom número de outros efeitos, como dar uma tonalidade envelhecida ao trabalho e transparência às imagens. Ao final, pode-se imprimir a colagem e ainda salvá-la em uma variedade de formatos (.bmp; .gif; .jpg; entre outros).

:: Clique aqui para baixar. Preço: 28 dólares (gratuito)
 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail