Home > Dicas

Como recuperar documentos armazenados em uma unidade flash contaminada?

O melhor é fazer backup de todos os arquivos indispensáveis e não confiar em uma única cópia

Por Lincoln Spector, da PC WORLD.

13/12/2007 às 17h31

virus_150.jpg
Foto:

Dica produzida a partir de diversos dúvidas de leitores da PC WORLD

virus_150
É perigoso até conectar um drive assim no PC. Como a maioria das pragas virtuais são específicas para um tipo de sistema operacional, uma boa idéia conectar o dispositivo supostamente contaminado a computador que não use Windows – use Mac ou Linux, por exemplo. Se funcionar, salve uma cópia do arquivo (e por que não de todos os que estão no drive?) e mande por e-mail para o PC com o Windows, se for o caso.

Se esta alternativa não for possível e tiver mesmo que conectar esse drive em um PC com Windows, tenha cuidado. Antes de qualquer coisa, assegure-se de que possui todas as atualizações de segurança recomendadas pela Microsoft instaladas no computador, bem como a dos programas de segurança.

Leia também:

:: Morra, spyware, morra!

:: Armas para seu computador

A seguir, desative a conexão de internet e as que ligam o PC em questão da rede da empresa ou conexão wireless do escritório ou de sua casa. Isso é importante para garantir que, em caso de contaminação do computador, ela não se propague para outras máquinas.

Desligue a função AutoExecutar unidades de disco Flash. Os usuários do Windows XP devem fazer isso usando o Tweak UI, uma ferramenta gratuita da Microsoft. Depois de instalar e abrir o aplicativo, procure no lado esquerdo da tela as opções Meu computador, AutoExecutar e Tipos. Desmarque a opção Habilitar AutoExecutar para unidades de disco removíveis e clique em OK ou em Aceitar.

Se estiver usando o Vista, vá em Painel de controle, Programas, Programas e recursos. Do lado esquerdo da tela, embaixo de Tarefas, clique em Ativar ou desativar recursos do Windows. Desmarque a opção Gerenciamento de armazenamento removível. Clique em OK.

Acesso ao arquivo contaminado
Conecte o drive que você imagina infectado e mova os arquivos que lhe interessam para outro dispositivo móvel de armazenamento (não os copie nem mova para a unidade de disco rígido).

Como os documentos podem estar corrompidos, selecione apenas aqueles indispensáveis e coloque-os em uma pasta no novo drive removível. Faça uma varredura nessa pasta com todos os programas de segurança que tiver. Vale até utilizar a checagem pela internet. Caso o arquivo não esteja contaminado, ele estará pronto para ser usado.

Por fim, desligue o computador, remova o flash drive e jogue-o fora. Reconecte os cabos de rede, ligue o PC, ative a Internet e as redes locais e em seguida reinicie a máquina.

Fique sempre atento à primeira regra de segurança computacional: nunca confie em uma única cópia dos seus dados. Caso tivesse backup dos arquivos antes deles terem sido infectados, bastaria descartar a unidade flash e usar as cópias de segurança.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail