Home > Dicas

Otimize a rede sem fio e priorize aplicações como voz sobre IP, vídeo e até games

Melhore a velocidade da transmissão dos dados selecionando o que é mais importante para você

Por Becky Waring, PC World EUA

13/12/2007 às 15h13

roteador_150.jpg
Foto:

roteador_150
Se suas sessões no Skype ou Second Life começam a travar, ou seu iTunes torna-se difícil de tocar a qualquer momento em que você começa a jogar World of Warcraft, você talvez precise melhorar alguns itens sem precisar comprar um novo roteador. A maioria dos roteadores wireless vendidos nos últimos dois anos possui uma característica interessante, a qualidade de serviço (QoS, pela sigle em inglês), embora você precise atualizar o firmware do seu roteador para ativá-lo.

Leia também:

:: Soluções para 35 problemas em sua rede

:: Sem fios e sem problemas

:: Como dimensionar uma rede sem fio para até 20 PCs

Para ilustrar como tirar proveito dessa funcionalidade, vamos utilizar o programa de configuração que acompanha os roteadores Linksys. Com a tela do administrador do roteador aberta, localize a aba para QoS logo abaixo de “Applications & Gaming”, mas assegure-se antes de desabilitar o suporte WMM - Wi-Fi Multimedia.

rede_sem_fio1

A seguir, ligue o Internet Access Priority para suas aplicações de voz e mídia: selecione cada aplicativo da lista.

rede_sem_fio2

Escolha a prioridade que deseja dar a cada uma das aplicações, podendo ser Alto (High), Médio (Medium), Normal ou Baixo (Low), e depois clique no botão adicionar (Add). Uma sugestão: dê a programas de compartilhamento, como o BitTorrent, e
outros programas de download uma prioridade mais baixa, e deixe
aplicativos mais, digamos, nobres, como o serviço VoIP, com prioridade
alta.

rede_sem_fio3

Note que o utilitário da Linksys também permite que você ajuste as prioridades para dispositivos de voz específicos, como telefones VoIP que se conectam diretamente em sua rede. Nem todos os roteadores podem priorizar aplicações ou dispositivos específicos. Em último caso você pode ativar o QoS ou o WMM, que automaticamente irá otimizar o tráfego de mídias. Estes ajustes, por padrão, estão desativados em muitos roteadores.

Aproveite para explorar as demais funcionalidades do programa que gerencia o roteador e descubra o que mais ele pode oferecer.

Uma dica importante: quando for realizar qualquer ajuste nas configurações, procure conectar-se ao roteador utilizando uma cabo de rede, em vez de fazê-lo usando a conexão Wi-Fi. As chances de travamento serão reduzidas drasticamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail