Home > Dicas

Dez coisas a fazer quando decidir comprar uma TV em alta definição

Mesmo se quiser adquiri-la pela internet, é melhor avaliá-la pessoalmente

Por Becky Wearing, da PC WORLD (EUA)

14/12/2007 às 14h39

10_comprar_hdtv_150.jpg
Foto:

como_comprar_hdtv_150
Pretende comprar uma TV de tela plana com alta definição? Mesmo que opte pela comodidade e decida fazer a compra pela internet, esté é o tipo de produto que deve ser visto e ter suas muitas características analisadas pessoalmente. Só depois de verificar, ao vivo, como são reproduzidos os conteúdos que você mais assiste, como filmes, eventos esportivos, shows e até games é que perceberá as diferenças da qualidade da imagem. A seguir, selecionamos dez dicas para você fazer uma boa aquisição. Ah! Mais uma coisa importante: economize tempo pesquisando os modelos de interesse e seus preços antes de ir às lojas.

Antes de sair de casa
Veja quais são suas fontes de vídeo: se ainda não possui fontes de vídeo de alta definição – TV digital (para as regiões que já contam com o serviço), TV a cabo ou receptor de satélite para alta definição, DVR, disco Blu-ray ou  HD DVD –, ou pelo menos informe-se a respeito deles para saber quantos já estão disponíveis (e os que chegarão em breve, pois nada pior do que adquirir um equipamento que você, em pouco tempo, achará obsoleto) para, então, saber os tipos de cabos e entradas serão necessários. Se comprar primeiro um conversor de TV digital, quem vier instalá-lo já poderá conectar alguns cabos e avisá-lo do que falta, diminuindo suas tarefas. 

Ainda assim, se o aparelho que comprou não tiver entradas suficientes, não se desespere. Resolva isso usando um switcher box que oferece circuitos de conexão para sistemas de áudio e vídeo independentes, tais como HDTV, DVD player e home theater; isso deve resolver a limitação física do seu HDTV. Esses boxes custam em média de 100 a 200 dólares. Ah! E procure manter a calma e só compre o equipamento para o som surround depois de ter instalado a HDTV. Antes disso não será possível avaliar corretamente a qualidade do som nem o melhor local para colocá-los.

Vá a uma loja especializada em home theater (ou peça auxílio de um profissional - eles poderão ajudar a definir o melhor equipamento, dentro do que cabe em seu orçamento, seus desejos). Nesses locais costuma haver áreas reservadas, silenciosas e que lembram uma sala de estar. Esse ambiente ajuda na avaliação dos dos produtos.

Na loja
Leve discos (Blu-ray, HD DVD ou mesmo um DVD comum) com filmes de ação e shows para fazer testes na loja - alugue um, se necessário.  O remake de Cassino Royale é uma boa opção para testes, porque tem cenas gravadas à noite e cenas rápidas de ação, boas para comparar qualidade de movimento e de contraste.

Peça para ver tanto as imagens com definição padrão (como transmissão ao vivo de canais abertos) como as com alta definição. O ideal seria assistir à mesma exibição em dois aparelhos de TV diferentes. Confirme se o vendedor está usando o mesmo padrão de reprodução em todos os testes, para eliminar as diferenças de qualidade dos players. ++++

como_comprar_hdtv_150
Peça também ao vendedor para ajustar os níveis de temperatura da cor (o ideal são 6500 Kelvin), do brilho e de outras variáveis. Nas lojas, normalmente, as TVs estão configuradas com muito brilho e com a imagem mais equilibrada.

Para avaliar a qualidade da imagem, assista à TV mantendo diferentes distâncias e fique atento aos seguintes itens:

- Qualidade da imagem vista de longe (em LCDs costumam ficar desbotadas)
- Regularidade do movimento em cenas de ação e em jogos (LCDs com ritmo de resposta veloz e padrões de atualização de 120 Hz podem até ser melhores do que TVs de plasma)
- Brilho e contraste
- Saturação de cor (LCDs costumam ser melhores)
- Intensidade da cor preta em cenas à noite (normalmente melhores em plasma)
- Detalhes e nitidez (melhores em LCDs)
- Qualidade de escala de video: como a TV exibe imagens em definição padrão? como ela se adapta ao formato padrão 16:9 de HDTVs com telas planas?
- Uniformidade da imagem; a imagem tem variação de brilho nos cantos da tela?
- Reflexos de tela (a camada de vidro em TVs de plasma não são adequadas a salas muito iluminadas)

Pense bem no tamanho de TV que você quer comprar. Uma recomendação que costuma funcionar é pensar em um tamanho de largura equivalente a dois terços da distância entre você e a sua atual televisão. Como é o controle remoto? Fácil de usar, com botões de acesso simples ou terá de perder um bom tempo procurando como mudar de canal ou ajustar a cor? E o aparelho em si, como é? Ele tem uma entrada na frente para videogames ou câmeras? Tem um encaixe para cartões de mídia? Estão acessíveis ou você terá de se contorcer para ter acesso a eles? Avalie também a qualidade do som no caso de a grana ficar curte e não poder comprar alto-falantes adicionais.

E não custa tentar um desconto. Levar consigo pesquisas de preço do mesmo aparelho na internet. E resista à tentação de levar, você mesmo, o equipamento para casa. Além do tamanho, esses equipamentos eletrônicos são muito sensíveis e necessitam de transporte adequado. A loja deve se encarregar disso e fazer a instalação também.

Ah! Não se esqueça de verificar o que está coberto pela garantia, sua validade, se é possível contratar uma garantia estendida, e a política de troca.

E antes de deixar a loja, verifique com o vendedor se você vai precisar de algum cabo adicional para conectar os equipamentos que você já possui. Em caso afirmativo, inclua-os na compra. Isso vai facilitar a instalação no momento da entrega.

Durante a entrega
Como já mencionado, considere o serviço de instalação, mas não deixe de acompanhar todo o procedimento - você pode querer mudar o equipamento de lugar... Além de conectar todos os cacos adequadamente e fazer os ajuste de imagem necessários, o técnico pode identificar algum item com problema e providenciar sua troca.

Uma vez instalado, certifique-se que sabe usar as funções mais comuns antes de deixar o técnico ir embora. Caso tenha dúvidas, não tenha vergonha de fazer perguntas. Melhor passar por tolo do que ficar frustrado com um equipamento que não sabe usar ou configurar corretamente.

Se tudo tiver corrido bem, basta preparar a pipoca, um refresco, um bom filme e boa companhia e aproveitar seu novo TV em alta definição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail