Home > Notícias

Google desenvolve rival da Wikipedia

Gigante de buscas lança versão beta do Knol, plataforma de publicação à da famosa enciclopédia web

Por IDG News Service/Reino Unido

14/12/2007 às 18h56

Foto:

O Google está desenvolvendo uma nova plataforma de publicação, onde as pessoas podem inserir textos sobre assuntos que conheçam, muito similar a Wikipedia. O projeto, em fase beta fechado (somente para convidados), permite que os usuários criem páginas com suas fotos e entradas (artigos), com temas como "insônia". As entradas são chamadas de “knols” para unidades de conhecimento, do inglês “unit of knowledge”.

O Knol terá de enfrentar a Wikipedia, que possui uma base de conhecimento com mais de sete milhões de artigos em 200 línguas. “Acreditamos que conhecer quem escreve ajudará os usuários a utilizar o conteúdo de uma melhor forma”, diz Udi Manber, vice-presidente de engenharia em um post no blog oficial do Google

Segundo o Google, qualquer um pode escrever sobre um tópico. A repetição de entradas com o mesmo assunto é benéfica. O Google fornecerá o espaço para hospedagem, bem como ferramentas de edição. Os usuários podem escolher se o Google poderá exibir anúncios nos knols. Uma porção substancial do lucro gerado será repassado aos responsáveis pelo knol. 

Em contraste com a Wikipedia, os artigos no Knol só podem ser editados por seu autor, mas os usuários poderão avaliar as entradas, que serão interpretadas pelo sistema de busca do Google na apresentação de resultados.

Jeremy Kirk, do IDG News Service, de Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail