Home > Notícias

Leopard registra melhor lançamento entre sistemas da Apple, afirma NPD

Vendas do sistema da Apple aumentam 20,5% em comparação à versão anterior, com receita 32,8% maior, diz NPD Group

Por Computerworld/EUA

18/12/2007 às 10h59

Foto:

O lançamento do Leopard, feito pela Apple em outubro, foi considerado o melhor primeiro mês de um sistema operacional na história da companhia, segundo análise do NPD Group divulgada nesta segunda-feira (17/12).

Leia mais:

De acordo com os dados, as vendas do Leopard, conhecido tecnicamente como Mac OS X 10.5, aumentaram 20,5% em comparação com seu antecessor, o Tiger, quando números de ambas as versões foram compradas. A receita do Leopard foi ainda maior: 32,8% maior que a do Tiger.

A NPD, que junta seus dados primariamente a partir de revendas do varejo tradicional e de canais online, incluindo da própria Apple e da Amazon.com, separou as cópias vendidas em caixas do Leopard de sistemas pré-instalados em novos Macs, assim como tinha feito com o Tiger. A Apple, por sua vez, considerou qualquer cópia do Leopard vendida no número de 2 milhões que a companhia divulgou para o primeiro fim de semana de venda.

Como o analista do NPD Group, Chris Swenson, previu em outubro, o maior fator de contribuição para o sucesso do Leopard foram as lojas da Apple, que agora tem uma cadeia mais de duas vezes maior que em maio de 2005, quando o Tiger foi lançado.
Outros fatores, no entanto, também ajudaram as vendas do Leopard, incluindo o mês - novembro, diz Swenson, é um "mês chave para as compras dos consumidores", ao contrário de maio, primeiro mês de vendas do Tiger.

Mas lojas adicionais e o mês do ano não podem explicar todo o sucesso do Leopard. "É claro que a Apple traçou uma estratégia correta para lançar as novas versões do sistema", afirma.

Muito do aumento pode ser atribuído à maior fatia das vendas que o Family Pack da Apple representou. Quase um terço (32,8%) de todas as unidades do Leopard rastreadas pelo NPD representaram vendas do Family Pack, aumento em comparação ao 20,4% das vendas do Tiger. Sem surpresas, isto aumento o preço médio de venda do Leopard para 144,30 dólares no primeiro mês, comparado aos 128,50 dólares do Tiger.

Também contribuiu ao aumento no preço médio das vendas o aparecente número menor de lojas que oferecem descontos consideráveis no sistema operacional durante o lançamento.

A única estatística do Tiger que o Leopard não quebrou foi a antiga marca de aumento na porcentagem de um lançamento para o próximo. O Tiger, por exemplo, vendeu aproximadamente 30% mais unidades em seu primeiro mês que seu antecessor, o Panther.

"Pessoalmente, acho que estes números são surpreendentes", conclui Swenson, que também comparou as vendas do Leopard com o primeiro mês do Windows Vista, da Microsoft, no começo do ano. "O Vista foi um pulo ainda mais racional nas exigências de hardware, o que significou porcentagens menores de usuários atualizando".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail