Home > Notícias

Conheça os serviços 3G que já estão disponíveis no mercado

Vivo, Claro e Telemig já oferecem planos de acesso a dados no celular e serviços de banda larga via rede móvel

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

19/12/2007 às 10h46

Foto:

Com a licitação de novas faixas para a implantação de redes de terceira geração (3G) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que começou na terça-feira (18/12), usuários de todo o Brasil terão acesso aos benefícios da tecnologia, entre eles maior velocidade no tráfego de dados pelo celular e serviços de banda larga móvel.

Leia mais:

A previsão de analistas do mercado de telecomunicações é que em seis meses as operadoras estejam finalizando a implementação das novas redes e comecem a oferecer os serviços 3G, porém quem quiser desfrutar antes da tecnologia já tem alguns serviços à disposição.

Três operadoras - Vivo, Claro e Telemig - já oferecem planos de acesso a dados no celular e serviços de banda larga via rede móvel. A Vivo já oferecia serviços 3G utilizando a tecnologia EV-DO por meio da sua rede CDMA (tecnologia rival da GSM, utilizada pelas demais operadoras brasileiras), enquanto a Claro e a Telemig receberam recentemente a autorização da Anatel para iniciar a oferta dos serviços na freqüência de 850 MHz - diferente das faixas de 1,9 GHz e 2,1 GHz, que estão sendo licitadas pela agência neste momento.

Com os serviços disponíveis no mercado, já é possível ter acesso a dados em alta velocidade no celular por um preço inicial de 20 reais para 10MB (Megabytes) - na Claro - e os pacotes de banda larga para o PC começam em 40 reais para 500 MB, na Vivo.

Confira a seguir quais são os serviços 3G oferecidos por cada operadora, onde eles estão disponíveis e quanto eles custam. Veja ainda um álbum de fotos com os aparelhos 3G à venda no mercado.

Vivo
Pioneira na prestação de serviços 3G, a Vivo afirma já ter uma base de 350 mil usuários de banda larga no celular. Por enquanto, os serviços atendem apenas usuários da rede CDMA por meio da tecnologia EV-DO. A cobertura abrange 27 cidades, incluindo as principais capitais do país.

++++

O acesso ilimitado a dados a partir do celular custa 69,90 reais. Já o Vivo Zap, plano de banda larga ideal para notebooks - pois utiliza placas PCMCIA, Express Card ou modem USB, todos fáceis de carregar para qualquer lugar - custam 49,90 reais para 250MB; 99,90 para 1GB (Gigabyte); e 139,90 reais para acesso ilimitado.

As placas PCMCIA podem custar entre 10 reais e 299 reais; os modems USB entre 99 reais e 449 reais; e a placa Express Card entre 49 reais e 399 reais - todos os valores variam conforme o plano de serviços contratado.

O serviço Flash, ideal para computadores de mesa, pois exige um modem similar ao usado para serviços de internet rápida via ADSL ou cabo, custa 39,90 reais para 500MB e 99,90 reais para acesso ilimitado. O modem pode custar entre 10 reais e 299 reais, dependendo do plano contratado.

A velocidade garantida pela operadora nas áreas de cobertura 3G é de 300 Kilobits por segundo a 700 Kbps. Fora das áreas 3G, a velocidade média de acesso é de 60 Kbps a 100 Kbps.

Claro
Os serviços 3G da Claro já estão disponíveis em 37 cidades, incluindo municípios dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Os planos de navegação no celular via rede 3G começam em 19,90 reais, para 10MB (incluindo 10 minutos de vídeochamada e de acesso a TV pelo celular) e vão até 2GB, por 99,90 reais, incluindo 2 mil minutos de chamadas de videoconferência e TV no celular.

++++

Os planos de banda larga para o computador custam 99,90 reais para velocidade de 1 Mbps (Megabit por segundo) e 69,90 reais para 500 Kbps, ambos com uso ilimitado de dados. Tanto o modem USB quanto a placa PCMCIA custam 299 reais para o plano de 500 Kbps e 199 reais para o plano de 1 Mbps.

A operadora oferece ainda planos 3G incluindo voz, dados, vídeochamada e TV no celular por preços entre 76,90 reais e 323 reais.

Telemig
A Telemig iniciou a oferta de serviços 3G na região metropolitana de Belo Horizonte.
Para o lançamento dos serviços, a operadora preparou os planos Combo e Super Combo. No pacote Combo, o usuário contrata um plano de dados com uma capacidade de 5GB pelo valor mensal de 99,90 reais e leva o modem de graça.

Já na opção Super Combo, o desconto é sobre a somatória dos valores mensais dos planos de dados e voz e pode chegar a 90 reais.

Como nas demais operadoras, a redução do valor do modem varia de acordo com o plano de dados selecionado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail