Home > Notícias

Entenda como o Street View do Google Maps funciona

Passeie por cidades como Nova Iorque, Chicago, Houston, Miami e Los Angeles como se estivesse lá

Por Tom Spring, da PC WORLD (EUA)

19/12/2007 às 14h59

google_streetview_150.jpg
Foto:

google_streetview_150
A ferramenta Street View do Google Maps mostra imagens em 360 graus do endereço escolhido. É quase como se estivesse lá. Você pode “andar” pela calçada observando as lojas, os edifícios, as casas, os pedestres e todos os detalhes da rua.

dodeca2360O Google e a sua parceira, a Immersive Media, captaram essas imagens andando pelas cidades em carros equipados com uma câmera digital de onze lentes esféricas posicionada sobre o teto do automóvel. As lentes Dodeca 2360 gravaram vídeos em 360 graus e, simultaneamente, capturam 30 fotogramas por segundo, com resolução de 1024 por 768 pixels. Outra câmera utilizada para registrar as cenas foi a LadyBug.

Ambos os equipamentos capturam informações geoespaciais e de GPS. Esses dados são chamados de Rich XML Information e são anexados a cada imagem, permitindo que o Google os adicione no banco de dados da ferramenta.

Se uma pessoa é filmada fazendo algo que prefere não tornar público, o Google borra a imagem do seu rosto para respeitar sua privacidade.

O Street View está disponível com material de 15 cidades norte-americanas: Chicago, Denver, Houston, Las Vegas, Los Angeles, Miami, Nova Iorque, Philadelphia, Phoenix, Pittsburg, San Diego e São Francisco.

A imagem abaixo é estática, mas é resultado da combinação de outras 11 imagens que permite o efeito bolha, ou seja, você pode olhar em todas as direções. Uma vez com o software carregado, você pode navegar pelas ruas bastando clicar na seta branca que aponta em ambas as direções da rua em que se está (identificada por uma linha mais clara).

google_streetview_450

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail