Home > Notícias

Estudantes de engenharia da FEI criam mouse movido a sopro

Dispositivo poderá ser usado por deficientes que perderam os movimentos dos membros superiores

Por Redação da PC WORLD

19/12/2007 às 14h14

Foto:

mouse_sopro_150
Alunos do último ano do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) desenvolveram um mouse movido a sopro e que também é acionado pela  movimentação da cabeça do usuário.

O dispositivo tem o objetivo de facilitar a interação de pessoas que
perderam os movimentos de membros superiores com a informática. A novidade foi apresentada hoje (19/12) na XXXIII Exposição dos trabalhos de Formatura do Curso de Engenharia Elétrica (Elexpo).

Quando o usuário assopra o mouse, sinais elétricos geram ações na tela do computador, que precisa de um software especial para processar as informações. O clique é acionado pelo sopro devido a um sensor de pressão instalado no equipamento.

“Produzido em larga escala, o mouse pode ser vendido por cerca de 300 reais”, estimoum dos idealizadores do equipamento, César Augusto Fernandes. Além do mouse, a Elexpo contou com projetos de rede de sensores inteligentes, sistema dosador programável de remédios, sistema de posicionamento tridimencional, placar eletrônico de sinuca e automatização de dados hospitalares, entre outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail