Home > Notícias

Microsoft vai lançar o primeiro beta do IE8 no primeiro semestre de 2008

Nova versão do seu navegador passou por um importante teste de padrões, o Acid2 Browser Test

Por IDG News Service/EUA

20/12/2007 às 12h14

Foto:

A Microsoft planeja lançar o primeiro beta da próxima versão do Internet Explorer na primeira metade de 2008 e disse que o Internet Explorer 8 passou por um importante teste de padrões.

Leia mais:

O IE8 foi aprovado no teste "Acid2 Browser Test" do Web Standards Project, que mostra se um navegador carrega um site de uma determinada maneira. Se ele exibe o site corretamente, isso significa que o browser suporta um certo conjunto de padrões aceitos.

A Microsoft publicou um vídeo sobre o feito do IE8 no seu site Channel 9.
A companhia criou o Internet Explorer antes de padrões como o CSS (Cascading Style Sheets) e o RSS (Really Simple Syndication) serem desenvolvidos, portanto versões mais antigas não suportam alguns padrões atuais.

Durante os anos em que o IE foi o browser dominante no acesso à web, os desenvolvedores se preocupavam menos em seguir os padrões e mais em adaptar suas aplicações para o navegador. Sem competição, a Microsoft também não se empenhava em atender as demandas de padrões no IE.

O jogo mudou com o lançamento e a popularização do Mozilla Firefox e já no lançamento do IE7, em outubro de 2006, a Microsoft decidiu aumentar o suporte a padrões web no navegador.

No entanto, sites criados para versões mais antigas do IE não funcionam bem no IE7, problema que a companhia pretende resolver com o IE8, segundo um post de Dean Hachamovitch, gerente geral no time de IE, no blog do navegador.

“Como desenvolvedor, preferia não ter que escrever o mesmo site várias vezes para diferentes navegadores”, argumentou o executivo, a favor da adoção de padrões. “Como consumidor, espero que as coisas simplesmente funcionem, e também espero compatibilidade retroativa”, ele complementou.

A data de lançamento da versão final do IE8 dependerá dos feedbacks recebidos dos processos de testes, segundo a Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail