Home > Notícias

Quase metade dos adolescentes que usam redes sociais têm blog

Além disso, 70% dos usuários dos EUA comentam em blogs alheios e 76% usam redes sociais para falar sobre o blog de um amigo

Por Redação do IDG Now!

20/12/2007 às 19h12

Foto:

A criação de conteúdo por adolescentes de 12 a 17 anos de idade continua a crescer, sendo que 64% deles criam ao menos um tipo de conteúdo. O número cresceu 7 pontos percentuais desde 2004, revelou o estudo "Teens and Social Media", da Pew Internet & American Life Project na quarta-feira (19/12).

O levantamento revela que os 55% dos adolescentes dos Estados Unidos que têm um perfil em redes sociais mostram mais tendência em ter um blog do que os que não participam destas redes. O número de blogueiros quase dobrou entre 2004 e 2006 e, atualmente, 42% dos usuários de redes sociais têm um blog. Além disso, 70% deles reportam ler blogs alheios e 76% comentam posts do blog de um amigo pelas redes sociais.

As meninas dominam a maioria da criação de conteúdo - 35% delas têm blog, em comparação a 20% dos garotos. Além disso, 54% das internautas postaram fotos online, contra 40% dos meninos. Quando se fala em publicar vídeos online, contudo, o sexo masculino vence - 19% deles, quase o dobro dos 10% das garotas.

Criar conteúdo, segundo o estudo, se trata também de participar em conversas com estes materiais. Quase metade (47%) dos adolescentes online divulgou fotos onde outros usuários possam vê-las e 89% deles afirmaram que as pessoas comentam nas imagens de vez em quando.

Outras descobertas do estudo incluem: 39% dos adolescentes compartilham suas criações artísticas online; 33% criam conteúdo para outros sites ou blogs; 28% têm um diário online ou blog - em 2004, eram 19%; 27% mantêm um site pessoal, aumento de 5 pontos percentuais em comparação com 2004; e 26% misturam conteúdo online com suas próprias criações.

Poucos jovens compartilham seus uploads sem restrições. Enquanto 39% restringem o acesso a suas fotos “na maioria das vezes”, 21% dos adolescentes publicam fotos sem restringir a visualização. No caso dos vídeos, só 19% restringem o acesso na maior parte das situações, e 46% nunca limitam a visualização dos mesmos. Dos jovens britânicos, 71% não gostariam que vissem suas informações online, segundo o Information Comissioner’s Office (ICO).

A fatia de adolescentes considerados “super comunicadores” equivale a 28% do total. Eles têm várias opções de tecnologia para falar com a família e amigos - telefones comuns, celulares, SMS, redes sociais, mensagens instantâneas e e-mail.

A última opção, contudo, têm perdido espaço. Com a facilidade de comunicação com mensagens de texto pelo celular, softwares de conversa instantânea e outros, apenas 14% dos adolescentes enviam e-mails diariamente para os amigos. A Pew Internet avaliou 935 adolescentes norte-americanos de 12 a 17 anos de idade por telefone, de outubro a novembro de 2006.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail