Home > Notícias

Projeto de busca do fundador da Wikipedia será lançado em 7 de janeiro

Wikia Search, que permitirá que comunidade edite rankings de resultados, é oferecido em beta para usuários e será oficializado em janeiro

Por Computerworld/EUA

26/12/2007 às 14h05

Foto:

O fundador da Wikipedia Jimmy Wales determinou para o dia 7 de janeiro o lançamento do seu projeto de busca em código aberto que deverá desafiar o Google e outros players do mercado com uma nova abordagem no setor.

O projeto Wikia Search conta com tecnologias básicas para um buscador, como aplicação de procura, algoritmo e crawler para indexação de conteúdo. O projeto permitirá que entusiastas de tecnologia ajudem a filtrar sites e o ranking de resultados, usando um modelo de comunidade similar ao da Wikipedia.

A idéia é desafiar os buscadores já estabelecidos oferecendo um serviço de busca mais transparente para usuários finais, para que a posição dos resultados possa ser facilmente explicada. Wales descreveu o Yahoo e o Google como serviços opacos que não explicam a classificação dos resultados.

Wales começou a convidar a comunidade para testar a versão beta da plataforma de busca, que será lançada publicamente em 7 de janeiro, afirmou ele em e-mail escrito para o grupo de discussão da Wikia nesta segunda-feira (24/12).

A ferramenta de busca levará tempo para evoluir, e o serviço inicial não equiparará as funções dos principais buscadores do mercado. Contribuidores terão que desenvolver a plataforma de busca pelo tempo, da mesma maneira que a Wikipedia levou tempo até que seus artigos tivessem qualidade e credibilidade suficiente.

O projeto de busca é parte da companhia com fins lucrativos de Wales, chamada de Wikia, que oferece plataformas de software para a criação de wikis. De maneira similar, o Wikia Project permitirá que usuários criem seus próprios sistemas de busca.

*Jeremy Kirk, editor do Computerworld, de Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail