Home > Notícias

Apple entra com pedido para registrar patente de sistema antipirataria

Apple quer registrar tecnologia de ativação de produtos antipirataria similar ao Windows Genuine Advantage, da Microsoft

Por IDG News Service/EUA

26/12/2007 às 15h13

Foto:

A Apple Inc. entrou com um pedido de registro de aplicações junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos para uma tecnologia de ativação de produtos antipirataria. O sistema daria à Apple o mesmo tipo de controle que a Microsoft exerce sobre a legimitade de seus sistemas operacionais por meio do Windows Genuine Advantage (WGA).

Leia também:

O pedido de patente 20070288886, denominado "Run-Time Code Injection To Perform Checks" data do dia 13 de dezembro e foi caracterizado como um "sistema de administração de direitos autorais" que pretende "restringir a execução de aplicações em determinadas oplataformas de hardware."

Atualmente, a Apple não protege o sistema operacional Mac OS X contra cópias ou alia a instalação de uma licença do sistema a apenas um desktop e um notebook, como faz a Microsoft, por exemplo.

O sistema apresentado pela Apple em seu pedido de patente deve se basear em uma chave criptográfica gerada no hardware onde o usuário instalar o Mac OS. Conforme a aplicação é iniciada, o sistema injetará códigos na área de execução gerando dados enviados a um módulo de gerenciamento de direitos autotrais. Os dados, então, devem ser comparados à chave criptográfica para que a aplicação continue funcionando.

Segundo a Apple, a verificação de autenticidade do sistema deve ser frequente para impedir que uma cópia pirata seja utilizada, mas sem comprometer a performance da aplicação.

A Apple deu como exemplo uma checagem a cada cinco ou dez minutos, o que representa um ciclo mais rápido de verificação do que o aplicado pelo WGA. Em junho de 2006, a Microsoft modificou o sistema de verificação do WGA por conta de reclamações de usuários afirmando que a empresa coletava os dados dos desktops dos consumidores a seus servidores diariamente.

A Apple foi procurada a respeito da notícia, mas tem como política não comentar pedidos de registros de patentes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail