Home > Notícias

Worm se aproveita do Natal para infectar PCs com mensagens eróticas

Mensagens natalinas da rede de botnets Storm oferece link com imagens de modelos seminuas com link para cavalo-de-tróia

Por IDG News Service/EUA

26/12/2007 às 14h32

Foto:

Criminosos por trás da botnet Storm esperaram até o último minuto, mas finalmente começaram a distribuir presentes não desejados de Natal.

Leia também:

Desde segunda-feira (24/12), máquinas infectadas pela rede começaram a enviar spams com temas natalinos em outra tentativa de forçar usuários a baixar conteúdo malicioso.

Neste caso, o site é chamado de Merrychristmasdude.com e o malware é uma variação do cavalo-de-tróia que vem se espalhando pela rede desde janeiro.

As mensagens contêm títulos como "Encontre contos de Natal", "Esquente este Natal" e "Mamãe Noel está fora hoje!".

Uma vez clicado, o link leva o usuário para um site com temas natalinos com modelos seminuas que oferecem um download gratuito. O programa é um wom malicioso chamado Email-Worm.Win32.Zhelatin.pd pela F-Secure que, instalado, se conecta a uma rede P2P e começa a baixar ainda mais pragas.

Os criadores do Storm criaram redes de PCs infectados, chamadas de botnets, durante o ano passado usando uma combinação de truques tecnológicos que impedem a ação de softwares de segurança e envio de mensagens para vítimas em potencial.

A rede é chamada de Storm já que as mensagens originais ofereciam vídeos de vítimas das enxurradas que atingiram a Europa há cerca de um ano.

Analistas de segurança estimam que o Storm infectou mais de 15 milhões de PCs pelo ano, mesmo que o tamanho real da rede seja bem menor que isto.

Robert McMillan, editor do IDG News Service, de São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail