Home > Notícias

IE ainda domina mercado de navegadores, apesar de queda de 2,5%

Internet Explorer perdeu 2,5% de participação até novembro, mas ainda é o browser de 77,3% dos internautas, diz estudo

Por Redação do Computerworld

26/12/2007 às 16h47

Foto:

O líder do mercado de navegadores ainda é o Windows Internet Explorer. Apesar disso, o Firefox, da Mozilla, reduziu a distância em relação ao primeiro colocado durante o mês de novembro, de acordo com uma pesquisa da Net Applications. Desde o começo do ano, o IE já perdeu 2,5% de participação de mercado.

Leia também:

Uma recente análise realizada pela empresa com amis de 160 milhões de usuários revela que o Firefox conseguiu reduzir a diferença em um ponto porcentual. Dessa forma, o navegador se confirma na segunda posição, com 16,01% de uso, contra 77,35% de usuários IE.

O navegador Safari, com 5,14%, conseguiu melhorar ligeiramente (menos de meio ponto porcentual) seu posicionamento em novembro. No mundo, o IE perdeu, de acordo com a pesquisa, mais de 2,5% em participação desde o começo do ano, enquanto o Firefox ganhou mais de 2%.

A Net Applications indica que a maioria dos usuários do IE (40,24%) ainda utiliza a versão 6.0 do produto, embora 36,84% já tenham atualizado seus navegadores para o 7.0. Em contrapartida, mais de 93% dos usuários que usam Firefox já navegam com a versão mais recente (2.0) do browser.

As estatísticas da Net Applications revelam que o total de usuários que navegam via iPhone superou a soma dos que utilizam qualquer dispositivo Windows Mobile. Assim, a empresa destaca que o sistema operacional utilizado não implica necessariamente que todos os usuários Windows Mobile utilizem um navegador da Microsoft.

O estudo da Net Applications analisa as cotas de mercado de navegadores web baseando-se no software utilizado pelos navegadores que visitam os sites inclusos dentro de sua base de clientes. Desta base, 43% são sites comerciais, 18% corporativos , 10% de conteúdo e 29% se classificam como “outros”, o que pode significar organizações não-governamentais (ONGs), buscadores e outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail