Home > Notícias

Aproveite as férias e instale o Ubuntu em seu desktop ou notebook

Passo-a-passo explica como baixar, criar uma partição no HD de um PC com Windows e instalar o sistema operacional Linux

Por Cristiano Meira Magalhães, especial para PC WORLD*

27/12/2007 às 15h06

ubuntu_150.jpg
Foto:

Atualizada em 29/12, às 21h05
ubuntu_150
Das diversas distribuições Linux disponíveis para uso em desktops e computadores portáteis, o Ubuntu é, talvez, a versão mais fácil de instalar e usar, além de ser muito estável. Neste guia, vamos orientar você durante todas as fases, da escolha da versão adequada para o seu caso até a configuração do sistema operacional.

A primeira coisa a fazer é identificar a versão do sistema que se deseja (32 ou 64 bits – essa mais comum em notebooks ou processadores de desktops mais recentes). Clique aqui para saber como fazer isso. O processo de instalação de ambos é praticamente idêntico.

Onde instalar o Linux
O ideal é que o Linux seja instalado usando no mínimo duas partições no disco rígido, exclusivas para ele. Uma delas para conter todos os arquivos utilizados pelo sistema operacional e a outra para swap do Linux.

O instalador do Ubuntu vem com sua própria ferramenta para particionar discos. Em testes, já enfrentamos alguns problemas em alguns discos que utilizam sistema de arquivos NTFS. Uma boa alternativa para preparar o seu disco para receber o Linux, caso você não queira usar o particionador do instalador ou caso esse venha ocorrer alguma incompatibilidade com o seu disco (por qualquer motivo), é a utilização de um particionador alternativo. Uma sugestão é o BootIt Next Generation. Nos testes, realizados com um HD de apenas 5 gigabytes, criamos a partição principal com 2 GB, deixando 3GB de espaço livre para instalar o Linux.

Importante: Antes de iniciar o particionamento do seu HD, é necessário desfragmentar o disco rígido para evitar perda de dados.

++++

ubuntu_150
Passo-a-passo

Desconecte a conexão internet e/ou cabo de rede para que, durante a instalação do sistema operacional, o instalador não inicie o download de atualizações do software, o que pode tornar o processo mais lento. Você poderá fazer isso depois.

A seguir, configure a BIOS do seu PC para que a seqüência de boot possa se dar a partir do drive de CD ROM. Insira o CD com a imagem do sistema operacional (Ubuntu) na unidade e reinicie o PC. Siga as instruções abaixo:

1) Quando instalação começar, o usuário deve selecionar o tipo de instalação do Linux que deseja fazer. Em nosso caso, vamos utilizar a opção Install in text mode.

ubuntu_tela_01

2) Como a maior parte dos softwares de código aberto, pode-se selecionar, de uma lista fornecida, o idioma que se quer utilizar. Note que existem duas opções possíveis para o Português. Escolha Português do Brasil.

ubuntu_tela_02

3) Etapa complementar da escolha do idioma. Selecione Brasil.

ubuntu_tela_03

++++

4) Uma das grandes vantagens do Ubuntu sobre o Windows. Em vez de o usuário ter de informar ao sistema operacional que tipo de teclado ele tem instalado, o próprio sistema tenta identificá-lo facilitando a instalação. Escolha a opção Sim.

ubuntu_tela_04

5) Nesta tela, o assistente de instalação do Ubuntu vai apresentar alguns caracteres para que você digite os que existem em seu teclado.

ubuntu_tela_05

6) No exemplo, o instalador identificou corretamente o teclado como .br (ou seja, padrão ABNT). Caso isso não ocorra, retorne e selecione manualmente o teclado. Pressione Continuar.

ubuntu_tela_06

7) Como a internet/rede não está acessível, o instalador informa que não conseguiu achar uma conexão DHCP e oferecerá uma caixa de sugestões para que possamos configurar a rede manualmente.

ubuntu_tela_07

++++

8) O instalador vai sugerir ‘corrigir’ a conexão de internet/rede. Selecione a opção Não configurar a rede agora.

ubuntu_tela_08

9) Para permitir que o equipamento possa ser reconhecido na rede posteriormente, deve-se escolher um nome para o computador. No exemplo, optamos por pcworld. Teclar Continuar.

ubuntu_tela_09

10) Nesta etapa da instalação, será necessário escolher em qual partição o Linux será gravado. Selecione a opção Manual.

ubuntu_tela_10

11) Como nosso ‘sistema’ tem apenas um disco de 5 gigabytes, dos quais 2 GB estão sendo utilizados para o Windows XP, os outros 3 GB foram reservados para o Linux. Selecione a opção ESPAÇO LIVRE e depois Particionar automaticamente o espaço livre. Fazendo isso, o próprio instalador irá criar as partições "/" e "swap" automaticamente, escolhendo tamanhos ideais para ambos. Essa é uma ótima opção para uma instalação doméstica do seu Linux Ubuntu.

ubuntu_tela_11

++++

12) Será necessário confirmar as modificações propostas pelo instalador. Se tudo estiver correto, escolha Sim.

ubuntu_tela_12

13) O processo de configuração da instalação está quase completado. Deve-se, agora, escolher a cidade onde se está para que o Linux faça o correto ajuste do horário do computador.

ubuntu_tela_13

14) Etapa complementar da configuração do horário do sistema. Escolha a opção Sim para trabalhar com Coordenada de Tempo Universal (UCT).

ubuntu_tela_14

15) O instalador solicita que você digite um nome de usuário para seu próprio uso. Isso é importante para que você tenha uma conta de usuário diferente da utilizada como Administrador. Sugerimos utilizar o nome completo do usuário.

ubuntu_tela_15

++++

16) Agora sim, será solicitado que você escreva o nome do usuário do sistema. Esse usuário não é o root (administrador do sistema), mas será o usuário principal do sistema, que por definição, o Ubuntu irá adicionar à lista de usuários que poderão exercer tarefas que somente o root pode fazer.

ubuntu_tela_16

17) Atribua uma senha para o usuário que está sendo criado. Será necessário confirmá-la, por razões de segurança. Sugerimos anotar tanto o nome do usuário quanto a senha em local seguro. Depois dessa etapa é que a instalação efetivamente é iniciada.

ubuntu_tela_17

18) O instalador informa que, de acordo com a opção de idioma selecionada, será necessário instalar pacotes adicionais para que outros aplicativos como dicionários, verificadores de ortografia e tradutores possam funcionar adequadamente. Como a conexão com a rede/internet está desabilitada, selecione a opção Não. Esses complementos podem ser baixados mais tarde, com o comando $ sudo aptitude install language-support-pt.

ubuntu_tela_18

19) Como o Ubuntu oferece um bom ambiente gráfico para se trabalhar, será necessário informar ao instalador qual a resolução do seu monitor. No caso de computadores portáteis com tela wide, pode-se utilizar a resolução 1280 x 800. Para monitores não-wide os formatos 800 x 600 ou 1024 x 768 devem funcionar bem.

ubuntu_tela_19

++++

20) Será exibida uma tela pedindo permissão para instalar o gerenciador de boot Grub; aceite. Pronto, a instalação terminou. Retire seu CD de instalação do leitor CD-ROM e reinicie e reconecte o cabo de rede/internet.

ubuntu_tela_20

21) Como o computador agora possui dois sistemas operacionais (se não houver um terceiro instalado), escolha no menu qual deseja utilizar (observe que a opção do Windows XP também é apresentada). Escolha a primeira para entrar no Ubuntu.

ubuntu_tela_21

22) O sistema operacional será carregado e você deverá fornecer o nome do usuário e senha que cadastrou anteriormente. Pronto. Seja bem-vindo ao mundo software livre.

ubuntu_tela_22

(*) Cristiano Meira Magalhães é engenheiro e aficionado por Linux. Para entrar em contato com ele, envie um e-mail.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail