Home > Notícias

Panasonic mostrará mais fino drive de Blu-ray para notebooks na CES

Companhia revelará menor drive Blu-ray para notebooks do mercado capaz de gravar discos de camada única com velocidade de 1x

Por IDG News Service/EUA

27/12/2007 às 12h09

Foto:

A Panasonic desenvolveu um drive do padrão Blu-ray para laptops e planeja divulgá-lo durante a feira Consumer Eletronics Show (CES), que acontece em Las Vegas, no início de janeiro de 2008, afirmou a companhia nesta quinta-feira (27/12).

O drive tem 9,5 milímetros de altura, padrão para  muitos dispositivos para notebooks mais finos. Ao comprimir o drive nesta altura, fabricantes terão mais facilidade em integrá-lo em suas máquinas sem qualquer adaptação.

A Panasonic já oferece amostras do drive para fabricantes de laptops com a esperança de que novas máquinas já saiam de fábrica com a novidade.

O drive suporta gravação com velocidade de 2x em discos de camada única BD-R e BR-RE ou de 1x para mídias de camada dupla. A leitura de qualquer um dos formatos é feita em até 2x. Adicionalmente, o drive pode ler discos BD-ROM e gravar DVDs e CDs. A companhia não divulgou o preço do aparelho.

Na guerra com a tecnologia HD-DVD pela supremacia no mercado de  mídia de alta definição, o Blu-ray tem a vantagem de armazenar mais dados - um disco de camada única atinge até 25 GB, 10 GB a mais que uma mídia similar de HD-DVD.

A Panasonic fará uma coletiva durante a CES no dia 6 de janeiro onde deverá oficializar o produto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail