Home > Notícias

LG demonstra e-paper mais fino que papel com 16,7 milhões de cores

Tela com 1.280 por 800 pixels e 16.7 mi de cores é o protótipo de e-paper com a maior resolução já desenvolvido

Por IDG News Service/Japão

03/01/2008 às 13h28

Foto:

A sul-coreana LG Philips irá apresentar na próxima semana, durante a feira Consumer Eletronics Show nos EUA, um display colorido de 14 polegadas mais fino que uma folha A4 (sulfite).

Leia mais:

O monitor, com resolução de 1.280 por 800 pixels e 16.7 milhões de cores, é o que possui a maior resolução na categoria, segundo a LG. O protótipo é um avanço do modelo apresentado em maio pela Fujitsu, que oferecia 4.096 cores.

O papel eletrônico tem sido perseguido como uma das possibilidades de reposição ao papel convencional. As telas são freqüentemente produzidas em um substrato flexível, o que lhes confere uma capacidade de dobra, ao contrário dos LCDs convencionais que são construídos em vidro. A capacidade com que podem ser dobradas varia de acordo com cada protótipo, não há ainda telas que podem ser dobradas como papel convencional.

O novo painel da LG utiliza um pouco da tecnologia thin-film transistor (TFT), usada na construção de LCDs. Mesclando o TFT com uma folha metálica e substrato plástico, o resultado obtido foi uma tela flexível com menos de 300 micrômetros de espessura.

Além de ser flexível, a tela pode ser vista num ângulo de 180 graus mesmo quando dobrada, afirma a empresa.

Em adição às especificações físicas, uma outra chave para o sucesso deve ser a velocidade em que a imagem é trocada na tela. Um LCD convencional pode redesenhar uma imagem muitas vezes por segundo, já os protótipos de e-paper mostram até o momento alguns segundos de lentidão. O protótipo da Fujitsu, revelado em maio, demorou dois segundos para redesenhar uma imagem de 8 cores e 10 segundos para uma de 4.096 cores.

Durante a CES a LG pretende apresentar uma tela e-paper equivalente a um papel B5 ( 176 mm por 250 mm). Por ser de fácil produção, a empresa pretende lancer o modelo no mercado ainda este ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail