Home > Notícias

‘Ensine’ o teclado do PC a falar português corretamente

PCs novos podem ter problemas para entender a combinação de letras e acentos característicos de nosso idioma. Identifique o teclado e faça o Windows trabalhar com ele de forma certa

Por Monica Campi, especial para PC World

03/01/2008 às 22h23

config_teclado_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

config_teclado_150
No embalo das festas de final-de-ano, muita gente resolve comprar seu primeiro PC ou notebook (ou mesmo trocar o seu velho equipamento por uma máquina nova). Quem escolhe fazer isso de fornecedores idôneos, que entregam o PC com sistema operacional instalado (em versões oficiais, diga-se de passagem), dificilmente encontra problemas de configuração.

O mesmo não se pode dizer, porém, de equipamentos montados sem o devido cuidado ('equipados' com sofwares piratas) ou máquinas importadas - situação comum de quem retorna de viagem de férias e que resolveu aproveitar o preço mais baixo que tais equipamentos têm, principalmente nos Estados Unidos.

Leia também:

Crie atalhos de teclado parecidos com o Ctrl+Alt+Del

Mude de lugar as funções dos botões de seu teclado

Configure seu Mac para acentuar em português

Uma das queixas mais recorrentes dos usuários desse segundo grupo é a dificuldade de lidar com o teclado do equipamento na hora de usá-lo para escrever textos em língua portuguesa. Infelizmene, tal problema também afeta quem, por alguma razão, perdeu a configuração do teclado; o usuário não faz nada de diferente e, de repente, o teclado deixa de funcionar como deveria.

Por isso, não estranhe se, ao digitar a tecla “Ç” (isso no caso de tal tecla estar disponível no teclado em questão), o que surgir na tela for “;”. Ou ao tentar colocar acento agudo, surpreendentemente aparecer um colchete ("[") ao lado da letra a acentuar. Independentemente da causa - máquina nova ou teclado desconfigurado - não se desespere. Basta ajustar a configuração do sistema operacional para que as coisas funcionem (ou voltem a funcionar) como deveriam.

Qual teclado?
Antes de fazer qualquer coisa, dê uma olhada no seu teclado. Você precisa identificar qual layout (disposição básica das teclas) ele possui. Uma dica: se contiver a tecla “Ç”, então o teclado é do tipo ABNT2 (que muitos erroneamente denominam 'padrão brasileiro'). Se este (útil) tecla não existir, o teclado tem grande chances de ser ABNT (antigamente conhecido por 'padrão americano'). Mesmo os teclados ABNT2 e ABNT podem apresentar algumas variações, para acomodar teclas com funções específicas.

Tais layouts são os mais comuns de se encontrar - máquinas compradas nos Estados Unidos têm teclado compatível com o padrão ABNT. Menos populares, são teclados utilizados na Europa (por exemplo, pode-se encontrar uma tecla que tem o símbolo "" ou "", respectivamente para libra esterlina ou euro).

Configure
Quem usa o Windows XP deve seguir as orientações abaixo para fazer o sistema operacional trabalhar adequadamente com o teclado disponível:

1. Clique no botão Iniciar, entre em Painel de Controle e acesse o ícone Opções Regionais e de Idioma.

2. Na aba Idiomas e pressione Detalhes.

3. Na opção Idioma de entrada, clique em Adicionar e selecione o idioma compatível com o seu teclado - na maioria dos casos é o Português (Brasil). Em Layout do teclado, escolha Estados Unidos (Internacional) se o seu teclado não tiver a tecla "Ç", ou Português (Brasil-ABNT2) se o seu teclado tiver esta tecla.

4. Dê OK nas três janelas que foram abertas e teste a configuração em algum editor de texto. Combinações diferentes podem ser necessárias para configurar teclados que tenham teclas com funções específicas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail