Home > Dicas

HD fragmentado prejudica desempenho do sistema como um todo

Uso intenso, instalação e remoção freqüentes de programas podem diminuir a velocidade de acesso e gravação de dados no disco rígido

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

04/01/2008 às 15h19

defrag_windows_150.jpg
Foto:

defrag_windows_150
Existe uma ampla discussão sobre o tema, mas pelo menos um consenso: a desfragmentação do disco rígido melhora seu desempenho (e a do sistema como um todo) e reduz significativamente a incidência de problemas com a unidade de armazenamento. Entretanto, encontrar um tempinho em meio a tantas atividades no decorrer do dia, torna a execução desta ação pelos usuários uma verdadeira raridade.

Para contornar essa falta de tempo, é possível comandar o Windows para que realize esse trabalho em datas marcadas e isso pode ser feito rapidamente.

Leia também:

Automatize as rotinas de verificação do disco rígido

Troque de PC e migre para o Vista sem traumas

Dome o Windows - XP e Vista - com esta seleção de programas

Ensine o teclado a 'falar' português corretamenta

Para fazer com que esse procedimento se torne automático (no Windows XP), clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Dê um duplo clique em Adicionar Tarefa Agendada para iniciar o programa e clique em Avançar.

Na lista de aplicativos, selecione Prompt de Comando e clique Avançar. Se você não conseguir visualizar o Prompt de Comando na lista, clique em Procurar, encontre e selecione o arquivo ‘cmd.exe’ na pasta System32 do Windows e clique em Abrir.

Escolha um intervalo de tempo (mensal é uma boa opção) e clique Avançar. Especifique o horário, dia e mês, e clique Avançar novamente. Entre com o nome de usuário e senha que você usa para fazer login, e clique Avançar. Selecione Abrir Propriedades Avançadas para esta Tarefa Quando clicar Finalizar, e então clique Finalizar.

Com a aba Tarefas selecionada, edite o texto na janela Executar, para que ele fique assim: c:\windows\system32\cmd.exe /c defrag c: -f -v > "c:\doc\report.txt" (seus caminhos e opções podem ser diferentes). Clique OK, e entre seu nome de usuário e senha novamente. Finalmente, clique OK mais uma vez. Você talvez tenha que confirmar seu login e senha novamente.++++

defrag_windows_150
Para executar a automatização de verificação do disco no Vista, selecione Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Clique Continue no controle de conta de usuário do prompt. No painel de Ações na direita, clique Criar Tarefas. Use as caixas apropriadas para digitar o nome para a tarefa e, se quiser, uma descrição. Selecione Executar com Altos Privilégios e qualquer outra configuração que queira.

Escolha a aba Triggers e clique no botão Novo. Ajuste os intervalos para checar seu drive: Por exemplo, selecione Mensalmente, Selecionar Todos os Meses no menu de Meses, clique On e selecione Primeiro (First) na primeira opção ao lado direito do botão e Segunda-feira na segunda opção. Especifique o horário e outros ajustes se desejar, e clique OK.

Selecione a aba Ações e clique no botão Novo. Para ‘Programar/Script’ digite cmd.exe. Para ‘Adicionar Argumentos (opcional)’ digite /c defrag -c -f -v -w > "c:\doc\report.txt" (suas opções podem ser diferentes). Clique OK. Finalmente, clique nas abas Condições e Configurações para ver se alguma das caixas de diálogo tem outros argumentos ou configurações que você queira especificar. Quando completar esses passos, clique OK.

Se você precisar editar as configurações mais tarde, selecione Biblioteca de Tarefas Agendadas no canto esquerdo do Tarefas Agendadas para ver suas tarefas na coluna do meio. Edite as configurações na parte de baixo da coluna central, ou dê um duplo clique no nome da tarefa para reabrir a caixa de diálogo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail