Home > Notícias

Saiba como será o Office 2008 para Mac

Conheça os recursos do Word, Excel, PowerPoint e Entourage para Mac

Por Redação Macworld EUA

04/01/2008 às 15h23

apple_150.jpg
Foto:

O Office 2008 para Mac será lançado na Macworld, que acontece de 14 a 17 de janeiro nos EUA, mas a Microsoft revelou as novas características da última versão.

“Esse é realmente um grande lançamento para nós”, afirma Geoff Price, diretor de produto para o Office 2008 para Macs.

O Office será lançado em três versões: Office 2008 para Mac (400 dólares ou 240 dólares a atualização nos EUA), Office 2008 para Mac Home e Student Edition (150 dólares) e o Office 2008 para Mac Special Media Edition (500 dólares ou 300 dólares a atualização).

Quando o pacote for lançado este mês, trará muitas funcionalidades, não somente a capacidade de rodar nativamente nos Macs Intel. Da perspectiva da Microsoft, uma das novidades mais importantes da nova versão é o fato de seu pacote de produtividade ter ficado um bom tempo no mercado.

Membros do time do office investigaram quais as novidades que gostariam de ver na próxima versão do Office. Uma das coisas que constataram foi que usuários fiéis do Office não são familiarizados com todas as suas funcionalidades.

“Um dos objetivos dessa versão será permitir que as pessoas redescubram o poder do Office”, afirma Han-Yi Shaw, diretor para o Word. “Algumas vezes recebemos pedidos de usuários para recursos que já possuímos”.

Para solucionar esse problema, o Office foi desenvolvido para que os usuários criem uma variedade de documentos, sem levar em conta qual aplicação do Office estão usando.

Eis o que esperar quando o Office 2008 finalmente chegar às prateleiras.

Word 2008

A última versão da aplicação oferece novas funcionalidades e design, tudo para que os usuários acessem diferentes partes do documento.

Um desses recursos é chamado Document Elements, que auxilia os usuários na criação de capas, tabelas de índices, cabeçalhos, rodapés e bibliografias. Todos esses elementos já podiam ser construídos na versão anterior, mas o Document Elements torna esse processo mais simples.

O Word também adiciona um visualizador de layout da publicação, permitindo aos usuários criar documentos ricos como newsletters, flyers e brochuras numa página mais parecida com um programa de layout que um processador de texto. Com a ferramenta, gráficos e fotos podem ser adicionados livremente na página, fazendo com que o texto os contorne automaticamente.

O Publishing Layout View também inclui modelos e guias – similares ao Apple Pages – para ajudar na criação e alocação de objetos.

Outros recursos aumentam o suporte para a criação de bibliografias e citações.

++++Entourage 2008

A última versão do Entourage mantém suas funções de e-mail e calendário, incluindo uma proteção para lixo eletrônico, mas levando o controle da informação um passo à frente.

O Entourage se integra perfeitamente ao novo programa My Day, um widget que fornece uma previsão da sua agenda e tarefas. Uma nova lista na caixa de entrada do Entourage lembra os compromissos pendentes.

As melhorias no filtro de lixo eletrônico do Entourage incluem a capacidade de detectar ataques de phishing, onde links em uma mensagem leva a sites com malwares.

No calendário foram adicionadas categorias com cores, indicadores de status e controle da lista de afazeres. Outros recursos do calendário incluem atualização e cancelamento de reuniões, detecção de convites fora da data e conflitos em convites.

Outra grande mudança é a capacidade de busca, afirma Andy Ruff, diretor do programa. O Entourage utiliza as capacidades de busca do Spotlight, permitindo a busca dentro das mensagens e anexos.

Utilizar a sincronia de calendário e o Microsoft Exchange ficou muito mais simples. Uma das melhorias no Exchange é o novo assistente de ausência do escritório, suporte para administrar pastas e melhorias na edição e manutenção de eventos. (A compatibilidade com o Exchange não está incluída no pacote Home and Student)

Excel

Uma novidade no Excel são os Ledger Sheets, modelos que contêm fórmulas completas e categorias de células. Os modelos podem ser utilizados em várias situações, incluindo formulários para inventários, folhas de pagamento, orçamentos, etc.

“Para muitos usuários, escrever fórmulas é difícil. Sinceramente, não quero escrever todas as fórmulas que preciso”, afirma Stuart DeSpain, diretor para o Excel.

Para os que preferem criar suas próprias fórmulas, o novo Formula Builder, os guiará pelos caminhos necessários na construção correta da fórmula. Se você não estiver certo sobre uma determinada função, basta checar a descrição de cada uma.

A Formula AutoComplete é uma outra função. Ela apresenta um menu drop-down com funções assim que você começa a digitar. Também estão incluídas melhorias com efeitos 3D e transparências.

Também foi expandido o tamanho das planilhas no Excel. Na versão 2004 o Excel podia armazenar 17 milhões de células, na última versão o suporte atinge 17 bilhões de células.

++++PowerPoint

A atualização para a aplicação de apresentações inclui mudanças específicas para usuários de Mac. Por exemplo, os usuários podem enviar suas apresentações para o iPhoto e depois para o iPod. (as apresentações devem ser salvas como PNG ou JPEG nesse processo)

O PowePoint também faz uso do novo controle remoto que acompanha a maioria dos Macs, permitindo o controle das apresentações.

Também foram incluídas melhorias no alinhamento de texto e gráficos, ferramentas de apresentação e visualizações customizadas.

A nova versão do PowerPoint utiliza a mesma versão gráfica do OfficeArt usada no Office 2007 para Windows. Como resultado, os usuários podem mover arquivos entre as plataformas com mais facilidade.

Compartilhamento e outros componentes

Todos os programas do Office 2008 são compatíveis com o formato Open XML da Microsoft, que é o formato do Office 2007 para Windows. Também é possível salvar os arquivos em outras versões do Microsoft Office para Mac.

Usuários que gostam de automatizar o Office encontrarão várias mudanças nessa versão. O suporte à linguagem macro do Visual Basic para Aplicações foi removido. Mas uma coleção de 70 ações e amostras para o Automator foram incluídas.

O layout do Office está muito mais de acordo com a interface atual da Apple. As janelas suportam vários ícones modernos. As preferências de janela em todos os programas incluem um visual mais parecido com o OS X.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail