Home > Notícias

Bill Gates abre CES em Las Vegas com último discurso frente à Microsoft

Fundador da Microsoft abre edição 2008 da tradicional CES com último keynote frente à companhia focado em entretenimento digital

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

07/01/2008 às 14h24

Foto:

Dois mil e oito é um ano especial para a Consumer Eletronics Show, tradicional feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Leia mais:

Na noite deste domingo (06/01), o fundador e atual chief software architect da Microsoft, Bill Gates, sobe ao palco do Venetian Hotel para discurso que abre o evento pela última vez como funcionário com expediente constante na companhia que ajudou a fundar em 1975.

Em junho de 2006, Gates anunciou que se afastaria do expediente integral da Microsoft a partir de julho de 2008 para cuidar da Bill and Melinda Gates Foundation, fundação criada junto à sua esposa para incentivar e financiar iniciativas ligadas a educação e saúde em países subdesenvolvidos.

O engenheiro Ray Ozzie, responsável pelo desenvolvimento do pacote corporativo Lotus Note, assumiu a função para substituir Gates quando o fundador da Microsoft anunciou seus planos. Por mais que provavelmente participe de futuras edições da feira, Gates não ocupará mais o cargo que o colocou como segundo homem mais rico do mundo.

“Depois [do próximo ano] não tenho certeza se eles vão querer me convidar”, disse Gates em tom de brincadeira, antes do encerramento do seu discurso em 2007. “Posso falar de doenças infecciosas ao invés de software”.

No ano anterior, Gates não usou seu discurso para revelar novos produtos, preferindo anúncios pontuais sobre parcerias comerciais e novas funções em produtos já disponíveis focados no que Gates descreveu como um conceito de casa digital.

O discurso de Gates marca o início da quadragésima primeira edição da CES, que se salvou em 2008 da coincidência de acontecer simultaneamente com a MacWorld no ano passado quando Steve Jobs anunciou o iPhone, o que roubou muito da atenção da feira de eletrônicos em Las Vegas.

Entre novidades já anunciadas, estão um novo modelo de laptop da Asus com 1 TB de armazenamento, um protótipo de e-paper da Fujitsu com espessura menor que um papel convencional e uma tela multitouch da LG.Philips com 52 polegadas, entre outros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail