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Warner Bros deixa de dar suporte ao HD DVD e Toshiba defende formato

Warner anuncia de deixará de oferecer filmes em HD DVD e Toshiba declara, na CES 2008, que não perdeu a briga para o Blu-Ray

Por IDG News Service/EUA

07/01/2008 às 15h18

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Na última sexta-feira (04/01) o formato de alta definição HD DVD, que concorre com o Blu-ray Disc a substituir o atual DVD, perdeu um importante aliado. A Warner Bros., o único grande estúdio de cinema a lançar títulos nos dois formatos anunciou sua decisão de oferecer suporte exclusivo ao Blu-ray.

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"Um cenário com dois formatos tem levado o consumidor a criar confusão e indiferença sobre a [tecnologia de] alta definição, o que distancia a adoção em massa da tecnologia e a consequente receita que deve ser gerada para a indústria", declarou Kevin Tsujihara, presidente do grupo de entretenimento de consumo da Warner em um comunicado.

A decisão gerou polêmica, especialmente por ter sido anunciada logo antes da feira Consumer Electronics Show (CES 2008), aberta no domingo (06/01) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento é o palco de lançamentos de players, mídias e outros produtos de empresas que suportam os novos formatos.

O HD DVD é capitaneado pela Toshiba e conta com o suporte de empresas como Paramount, Universal, HBO Video, Microsoft e Intel. Do outro lado da briga, a Sony comanda o consórcio que suporta o Blu-Ray, que inclui fabricantes como Hitachi, Mitsubishi, Sharp, Panasonic, Samsung e Philips.

No domingo, a Toshiba defendeu seu formato durante uma coletiva de imprensa na CES 2008. "Permanecermos firmes com a crença de que o HD DVD é o formato que melhor se encaixa nas expectativas e necessidades dos consumidores", declarou Akio Ozaka, chefe da Toshiba America Consumer Products.

"Estamos especialmente surpresos com esta decisão, apesar da presença significativa que o HD DVD ganhou no mercado norte-americano e em outras regiões", rebateu o executivo.

Ainda por conta do anúncio da Warner, o consórcio HD DVD Promotion Group cancelou sua coletiva de imprensa na CES, fazendo parecer que os defensores do formato já se preparam para reconhecer a derrota para o Blu-Ray.

"Como você pode imaginar é um dia difícil para mim", disse Jodi Sally, vice-presidente de marketing para produtos de áudio digital e vídeo da Toshiba America Consumer Products. "É difícil para mim ler todos os experts declararem que o HD DVD está morto.

Claramente os eventos dos últimos dias levaram a esta conclusão, mas nossa 'morte' já foi declarada antes."

Segundo a Toshiba, mais de um milhão de tocadores no formato HD DVD foram vendidos nos Estados Unidos.

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