Home > Notícias

OLPC pretende estender oferta de laptop educacional à Europa

Laptops XO comprados por US$ 400 na América do Norte levaram à doação de outros 150 mil laptops a países em desenvolvimnto

Por IDG News Service/Cingapura

07/01/2008 às 17h02

Foto:

Os europeus interessados no laptop educacional XO, mais conhecido como "laptop de 100 dólares" podem ter a chance de adquirí-lo, em breve, por meio do programa "give one, get one", iniciado em 2007, nos Estados Unidos e no Canadá, pela organização sem fins lucrativos One Laptop Per Child.

Leia mais:

"Em algum momento devemos fazê-lo na Europa", revelou Walter Bender, presidente da OLPC, em uma entrevista na sexta-feira (04/01).

Por meio do programa "give one, get one", os norte-americanos e canadenses que comprarem o laptop XO por 400 dólares, automaticamente doarão outro laptop educacional para países em desenvolvimento. Cada unidade do XO custa, atualmente, 188 dólares.

Segundo Bender, a OLPC ainda não fez uma oferta formal para a Europa porque o XO não recebeu as certificações necessárias para ser vendido naquele mercado e ainda não é certo que a parceria seja concretizada.

Na visão da OLPC, o programa "give one, get one" ajudou um grande número de pessoas na América do Norte a se evolverem com os esforços da organização para distribuir os notebooks educacionais a crianças de países em desenvolvimento.

"Muitas pessoas estão se envolvendo com o software, para aprender e oferecer suporte... era isto que eu estava esperando que a Intel fizesse, mas eles não fizeram. E o público que está fazendo em seu lugar" comentou Bender, referindo-se à saída da fabricante de chips do conselho da OLPC, na semana passada.

Até o momento, a OLPC distribuiu 50 mil unidades do XO a usuários da América do Norte por meio da iniciativa "give one, get one", segundo Bender. O número de clientes que compraram o laptop educacional pelo programa não foi revelado, mas a organização informa que mais de 150 mil unidades foram doadas como resultado do projeto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail