Home > Notícias

Fundador da Wikipedia lança sistema de buscas nesta segunda-feira

Buscador anunciado por Jimmy Wales aposta em código aberto e foco em comunidades para remodelar setor dominado pelo Google

Por IDG News Service/EUA

07/01/2008 às 17h22

Foto:

O esperado Search Wikia, mecanismo de buscas anunciado pelo fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, será lançado oficialmente nesta segunda-feira (07/01), apostando em código aberto e foco em comunidades para remodelar um setor dominado pelo Google.

Leia mais:

Entretanto, quem fizer um test drive no novo mecanismo de buscas hoje ainda não deve encontrar uma grande ameaça ao Google, pois estará diante de um projeto em estágio inicial, que contará com a colaboração de voluntários para crescer e ser refinado, explicou Wales.

Neste sentido, o Search Wikia deve se desenvolver de forma similar à enciclopédia online Wikipedia, que é escrita e editada por colaboradores voluntários de uma imensa comunidade, desenvolvida organicamente nos últimos anos.

"O Search Wikia é um projeto extremamente alpha. É o plano de construir um sistema de buscas e não um concorrente do Google ainda", ponderou o fundador da Wikipedia.

Mesmo em estágio inicial, Wales espera que o Search Wikia torne-se uma alternativa mais interessante aos atuais mecanismos comerciais de empresas como Google, Yahoo, Microsoft, AOL e Ask.com.

"Ainda não sei quanto tempo ele levará para alcançar o padrão de qualidade de resultados de buscas da indústria, mas diria que pelo menos dois anos", previu Wales.

Os interessados em se voluntariar encontrarão uma série de áreas de colaboração, incluindo o aprimoramento e a extensão do software, bem como a sugestão de páginas para o índice, avaliação e classificação de resultados de buscas.

++++

Quem se registrar como participante do projeto ingressará em uma rede social onde poderá formar uma lista de amigos, publicar fotos, criar perfis e ser informado sobre as atividades de seus contatos.
Os usuários do novo buscador serão apresentados ao que Wales chama de "mini artigos" no topo da lista de resultados. Esta área pode ser uma foto, uma definição em texto, um link externo ou o que mais for determinado como a melhor resposta para uma busca em particular.

Abaixo do "mini artigo" será apresentada a lista de resultados do Search Wikia. Nesta segunda-feira, o índice terá entre 50 e 100 milhões de páginas web, o que Wales considera um número pequeno, mas que continuará crescendo com o tempo.

Os internautas poderão classificar a qualidade de resultados de buscas individualmente e o ranking será considerado nos próximos resultados do Search Wikia. "Desta forma, as pessoas poderão influenciar os resultados dos algoritmos de buscas", disse Wales.

Aqueles que tentarem abusar do sistema para distribuir spams, por exemplo, serão rapidamente detectados pelos administradores do sistema e por outros membros da comunidade de buscas para serem bloqueados e banidos do buscador, garantiu o criador do projeto.

Inicialmente, as pessoas poderão fazer buscas generalizadas, mas o plano é adicionar tabs para classificar imagens e notícias. Sendo assim, agora o index do Search Wikia conterá somente páginas em inglês, mas a idéia é oferecer suporte a outros idiomas progressivamente.

"Com um sistema de código-aberto, muitas pessoas baixarão e usarão nosso software para concorrer com os grandes players. Acreditamos que temos uma chance de reestruturar, de fato, a indústria para ser mais competitiva", declarou Wales. O Search Wikia será financiado por publicidade online, mas o formato ainda não foi determinado.

O Search Wikia e a Wikipedia operam sob duas organizações fundadas por Wales: a Wikia Inc., uma organização comercial, que emprega 40 profissionais e tem Wales no comando do conselho administrativo; e a Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos que administra a Wikipedia, e da qual Wales é presidente emérito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail