Home > Notícias

‘Trojan’ para Mac assume forma de jogo clássico

Suposto malware, que é na verdade um bem-intencionado projeto de arte, assume forma de clássico Space Invaders e apaga arquivos a cada inimigo vencido.

Techworld.com

05/11/2009 às 16h04

Foto:

A Symantec descobriu um “cavalo de tróia” que apaga arquivos de usuários de Mac. O aplicativo assume a forma do clássico jogo Space Invaders e deleta documentos do computador a cada vez que um dos inimigos que aparecem na tela é derrotado.

Considerando o jogo falso como um malware e dando a ele o nome de OSX.Loosemaque, a Symantec colocou um vídeo no YouTube mostrando a forma de atuação do jogo.

O vídeo mostra claramente que o jogo avisa que apagará os arquivos do computador, começando com documentos e avançando para arquivos mais usados.

“O jogo é bastante desafiador, mas eu não recomendo jogá-lo no computador de casa”, diz um analista da Symantec.

Psquisas revelaram que o “cavalo de tróia” é na verdade um bem-intencionado projeto de arte chamado “Lose/Lose” (perder/perder, em inglês), feito para levantar questões filosóficas sobre a natureza de videogames e mortes. Acredita-se que um dos criadores seja Zach Gage, que lançou o programa como parte de um projeto de artes em setembro.

“Explorando o que significa matar em um videogame, Lose/Lose chega a questões maiores. Enquanto a tecnologia avança, nosso conhecimento sobre ela diminui, e, ao mesmo tempo, ela se torna cada vez mais importante em nossas vidas”, anunciou Gage em seu site.

O software deixa bem claro as conseqüências de jogá-lo, pelo menos para quem entende inglês. “Matar em Lose/Lose resultará em arquivos do seu disco rígido sendo apagados”, diz a tela de abertura. “Você foi avisado”, conclui.

A Symantec acredita que a criação do jogo é um convite para criminosos para usarem o código para seus próprios interesses. “Enquanto o autor do OSX.Loosemaque informa as pessoas em seu site que o jogo apaga os arquivos, não é nada que impeça alguém mais malicioso de modificá-lo e usá-lo para outras coisas”, disse a empresa em um blog.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail