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Complemento para o Office Live facilita trabalho em PCs diferentes

A extensão permite armazenar e compartilhar documentos, com espaço de até 5GBs, e está também está disponível para Mac.

IDG News Service

13/11/2009 às 17h03

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Se você usa o Microsoft Office e trabalha em computadores diferentes, a nova extensão do Office Live para o Office Live Workspace (atualmente em fase de testes pública) pode ajudar. O serviço é gratuito e permite armazenar e compartilhar até 5 gigabytes (GB) em documentos do Word, Excel e Powerpoint.

Os benefícios de trabalhar com o Workspace e seu complemento do Office são grandes. Sem alterar a maneira como trabalha, seus documentos estarão disponíveis onde quer que haja um computador com o Office e internet, além de permitir compartilhamento com outros usuários.

Para começar, é simples. Antes de tudo, é necessário ter uma conta no Windows Live ou um cadastro no Hotmail. Depois disso, basta entrar no site oficial da ferramenta e clicar em “Iniciar agora”, entrar com as informações de registro e criar um ou mais espaços de trabalho nas telas seguintes. Após o processo, será preciso instalar uma atualização para que o complemento seja integrado ao Office XP, 2003 ou 2007.

Com a instalação concluída, para abrir um documento do Office Live Workspace, é preciso clicar no botão principal (no Office 2007) e selecionar Abrir, no menu Office Live. Depois de autenticar novamente, a pasta do Workspace estará disponível como se estivesse no computador.

Também há uma versão para Macs, inclusa no Office 2008 SP2. O nome é diferente: Conexão de Documento. O recurso pode ser acessado diretamente na opção Abrir do menu Arquivo. Para acessar, é preciso selecionar um novo local e entrar no Office Live Workspace.

As versões são diferentes para PC e Mac, o que pode gerar frustração para quem usa ambos os sistemas operacionais, mas é conveniente poder salvar um arquivo no PC e depois abrir no Mac.

Enquanto algumas pessoas são organizadas em termos de gerenciar arquivos, outras são mais relaxadas quanto ao local em que salvam seus documentos. Ao utilizar o serviço em nuvem da Microsoft, fica mais fácil encontrar arquivos e administrar as versões diferentes.

Apesar de a empresa dizer que o Workspace serve apenas para Word, Excel e Powerpoint, não tivemos problemas em subir outros tipos de documentos. Isso é importante, uma vez que os projetos nem sempre incluem apenas documentos do Office.

O produto é ótimo para quem trabalha com Microsoft Office. Embora o sistema tenha um recurso para compartilhar documentos, na maior parte dos casos, o Google Docs pode ser uma solução mais simples.

Ao contrário do Workspace, o software permite que vários usuários editem um único documento, e não requer a compra de uma versão compatível do Office, algo que pode mudar quando a Microsoft lançar sua versão baseada na web do Office 2010.

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