Home > Notícias

Saiba como se tornar um ninja no Gmail

Novo guia lançado pelo Google traz dezenas de dicas e aplicativos para o serviço de e-mails.

William Marchiori, da PC World Brasil

13/01/2010 às 12h48

Foto:

Depois do lançamento do smartphone Nexus One, o Google montou um guia com várias dicas para os usuários do seu serviço de e-mails, o Gmail.

A companhia adotou uma temática ninja para se aproximar dos usuários: chamado de “Se torne um Ninja do Gmail” (Become a Gmail Ninja), o guia está disponível para qualquer usuário, mas apenas para quem usa o idioma inglês dos Estados Unidos.

As dicas mais avançadas vêm do Google Labs, laboratório de testes de aplicativos para várias plataformas, entre elas o Gmail.

gmail_ninja.jpg

No guia, as dicas estão separadas por faixas, que representam o nível do usuário: do mais básico ao mais experiente.

Faixa Branca
Começando pelo básico, há recursos para organizar os e-mails, como as estrelas (marcações para mensagens importantes) e rótulos, que facilitam a identificação do conteúdo.

gmail_ninja_white.jpg

Há também uma opção para importação de e-mails e contatos a partir de outros endereços, um sistema de buscas de e-mails e recursos anti spam, tais como o botão para reportar uma mensagem de spam.

Faixa Verde
Para quem já conhece a plataforma, as dicas são um pouco mais complexas. Poucos sabem, mas o GTalk pode ser usado para videoconferências. O Google também lembra aos usuários que há uma função de filtros para atribuir tarefas à e-mails que chegam na caixa de entrada.

gmail_ninja_green.jpg

Além disso, uma dica para quem tem um smartphone é o aplicativo Gmail Mobile, que permite controlar quase todas as funções por meio do portátil. Recursos de visualização prévia de anexos e a opção para salvar os rascunhos das mensagens escritas também receberam destaque no guia.

Faixa Preta
Aqui as coisas começam a ficar interessantes. Para os usuários mais experientes, a empresa fornece recursos como navegação de e-mails por atalhos, arquivamento de e-mails na hora de enviar (enviar e arquivar) e um aplicativo que permite acessar todos e-mails mesmo sem uma conexão à internet.

gmail_ninja_black.jpg

O Google também sugere a visualização prévia de arquivos de mídia mencionados em uma mensagem de e-mail, tais como vídeos do YouTube ou fotos do Picasa, que podem ser exibidos automaticamente com um aplicativo do Google Labs.

Além disso, há também dicas para uma caixa de links rápidos e um recurso para anexar vários arquivos de uma vez só, que facilitam a organização nas tarefas do dia-a-dia.

Mestre do Gmail
Dedicada aos experts, essa seção reúne os aplicativos mais avançados, tais como o Google Docs e o Google Calendar, que podem ser integrados diretamente à página do Gmail. 

gmail_ninja_master.jpg

Em termos de segurança, as dicas incluem o uso da navegação https para codificar todas as informações em ambientes públicos. E para aqueles que esquecem o Gmail aberto em outros computadores, há uma opção para sair do serviço remotamente.

Também é possível configurar o Gmail para atuar como cliente de e-mail padrão e personalizar os feeds (RSS) no Web Clips: uma caixa que fica posicionada acima da lista de e-mails. 

Por último, o Google lembra aos internautas que é possível enviar mensagens SMS por meio do GTalk: basta digitar o número do celular e incluir a mensagem. É possível enviar mensagens para outros países, mas o recurso ainda não está disponível para celulares do Brasil.

O guia completo pode ser acessado no site oficial do Gmail. Vale lembrar que ele só está disponível para quem usa o idioma inglês dos EUA.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail